Os benefícios da Manga para a saúde

Todos os anos conhecemos novos alimentos exóticos e cheios de benefícios para a saúde, as chamadas super foods. É importante que conheça os benefícios e malefícios daquilo que come, independentemente do facto de estar na moda ou não. As frutas e vegetais formam o grupo de alimentos mais rico em vitaminas e minerais. O seu potencial vai […]

Anti-Envelhecimento, Cabelo & Unhas, Hidratação da pele 1 de Agosto de 2017

Os benefícios da Manga para a saúde

Todos os anos conhecemos novos alimentos exóticos e cheios de benefícios para a saúde, as chamadas super foods. É importante que conheça os benefícios e malefícios daquilo que come, independentemente do facto de estar na moda ou não. As frutas e vegetais formam o grupo de alimentos mais rico em vitaminas e minerais. O seu potencial vai muito além da sua ingestão, podendo ser extraídos vários princípios ativos para a composição de cosméticos e medicamentos. Devido às suas incríveis propriedades, escolhemos falar-lhe sobre os benefícios da Manga.

Este fruto delicioso e moderado em calorias possui uma combinação de propriedades muito completa para melhorar a sua saúde e beleza. O consumo da sua polpa é a forma mais fácil de conseguir resultados no que toca a proteção e combate a doenças. No entanto, as suas folhas e sementes são também ricas em propriedades regeneradoras, curativas e hidratantes.

Semente de Manga

Da semente da manga, pode ser extraída uma manteiga natural, rica em ácidos gordos essenciais, que a pele e cabelo reconhecem e absorvem, hidratando, dando elasticidade, força e brilho.

Cabelo saudável desde a raiz

A manteiga de manga contém propriedades emolientes que ajudam a manter a pele hidratada e quando aplicada sobre a forma de shampoo, na zona do escalpe, esta restaura e mantém os níveis de hidratação, promovendo a regeneração das células. O que contribui para um crescimento saudável do cabelo, desde a raiz. No comprimento, previne que o cabelo se torne seco e quebradiço, selando-o. Ao contrário de outras manteigas, esta não deixa o cabelo pesado nem oleoso, sendo indicado para cabelos secos, estragados, finos ou encaracolados. Os seus níveis de hidratação são comprovadamente mais duradouros.

Protege dos raios UV

Esta manteiga ajuda a proteger a pele e o cabelo dos raios UV. Apesar de não substituir um protetor solar, esta protege dos danos provocados pelo sol.

Reduz e previne sinais de envelhecimento

A vitamina C, abundante na manteiga de manga, promove a saúde da pele evitando inflamações e confere-lhe uma textura mais firme, suave e elástica. Os antioxidantes, também integrantes na composição deste produto ajudam na renovação e proteção das células contra os radicais livres. Por fim, a vitamina A reduz a aparência de linhas e rugas, o que ajuda a manter uma pele jovem e luminosa. Esta matéria ajuda a “selar” a pele, protegendo-a do calor e do frio extremos, causadores do envelhecimento da pele.

Combate a pele seca

Zonas secas, escamação e até peles mais sensíveis podem beneficiar da aplicação diária de cremes ricos em manteiga de manga. Esta possui um poder de hidratação em profundidade. Tal como nos cabelos, os níveis de hidratação mantém-se regulados por mais tempo.

Regenera e acalma

Esta manteiga, por ter propriedades regeneradoras, é também eficaz na diminuição de marcas de acne e pequenas cicatrizes. Caso seja mordido por um inseto ou toque em urtigas, pode aplicar um creme rico em manteiga de manga. Este atuará na zona afetada, ajudando a acalmar a comichão e ardor. Pode ainda aplicar em pequenos cortes ou queimaduras para acelerar a cicatrização.

Polpa de Manga

Baixa o colesterol

A polpa de manga possui altos níveis de pectina, fibra e vitamina C, que ajudam a baixar os níveis de colesterol LDL.

Melhora a visão

Uma manga de tamanho médio contém cerca de 25% da dose diária recomendada de vitamina A. Esta vitamina ajuda na manutenção da saúde dos olhos, prolongando também a capacidade de visão noturna, algo que se vai perdendo com a idade. É também a vitamina A que mantém a hidratação das mucosas dos olhos (prevenindo a sua secura), nariz e boca.

Previne o Cancro

Um estudo desenvolvido pela Texas A&M AgriLife Research provou que a manga pode ser um poderoso agente na prevenção e combate de alguns tipos de cancro. Esta fruta contém componentes antioxidantes que reduzem inflamações em células normais. Estes antioxidantes previnem o desenvolvimento e são tóxicos para as células do cancro da mama, colon, próstata e leucemia.

Melhora a digestão

A manga contém uma enzima que decompõe as proteínas no estômago em menores fragmentos, o que facilita a digestão. O facto de ser um fruto rico em fibras, também ajuda este processo, na sua fase final. Para além disso, por ter uma base alcalina, a manga promove a regulação do pH do sangue, ajuda na reparação natural das células e aumentam o poder de absorção de nutrientes.

Reforça o sistema imunitário

Uma manga de tamanho médio contém quase metade da dose diária recomendada de vitamina C. Esta famosa vitamina, aliada à vitamina A, ajuda a reforçar o sistema imunitário, aumenta a resistência a infeções, promove uma cicatrização rápida de feridas e combate a gripe e os seus sintomas.

Evita envelhecimento precoce

Devido à sua composição forte em vitaminas A, C e E, conhecidas pelas suas propriedades antioxidantes, o consumo de manga garante uma pele firme, elástica, luminosa e jovem. Além disso, esta fruta contém uma boa quantidade de cobre, um mineral que ajuda a retardar o aparecimento de cabelos brancos e a descoloração da iris.

Folhas de Manga

Por último, as folhas de manga, secas e tomadas em pó têm propriedades hipotensivas. Ajudam a baixar a pressão arterial, no fortalecimento dos vasos sanguíneos e no tratamento de problema de varizes. O pó destas folhas, misturado com água, ajuda na decomposição de pedras nos rins e cálculos biliares. Estas folhas ajudam ainda a tratar a hiperglicemia, estimulando a síntese de glicogénio. A sua infusão pode ainda ser tomada para resolver problemas de tosse e perda de voz.

Blog

Saúde – A importância da hidratação

Saúde – A importância da hidratação

After Sun, Hidratação da pele 18 de Agosto de 2017

Estamos no auge dos dias de Verão e por isso é primordial manter os níveis de água no seu corpo regulados. A hidratação no corpo é extremamente importante, pois muita da água que consumimos é usada para o arrefecer. Este processo fisiológico resulta na transpiração, que é normalmente mais intensa quando o corpo está exposto a […]

Ler Mais
Especial Produtos para Mulher

Especial Produtos para Mulher

Anti-Envelhecimento, Suplementos, Tratamento Queda Cabelo 18 de Agosto de 2017

A igualdade entre sexos, desde os anos 60, tem se tornado cada vez mais notória nas sociedades desenvolvidas. No entanto, é ainda rara a mulher que não acumule funções diárias e tenha de lidar com múltiplos desafios no dia-a-dia. Trabalhos e tarefas estas, muitas vezes desgastantes e cansativas para o corpo e mente. É importante frisar que […]

Ler Mais
Maquilhagem Natural – A nova tendência

Maquilhagem Natural – A nova tendência

Hidratação da pele, Maquilhagem 8 de Agosto de 2017

O ritual de maquilhagem e o seu resultado final é-nos apresentado todos os dias como algo crucial na vida de uma mulher. Imagens de rostos esculpidos perseguem-nos desde as redes sociais aos meios de comunicação mais tradicionais. É impossível não ficar indiferente ao nível de profissionalismo de jovens bloggers e youtubers com as suas centenas de […]

Ler Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *