Remoção da Maquilhagem: Como limpar a maquilhagem dos olhos de forma correta? Quais os movimentos e produtos ideais?

Partilhe:
Remoção da Maquilhagem: Como limpar a maquilhagem dos olhos de forma correta? Quais os movimentos e produtos ideais?

A área em torno dos olhos é delicada e exige atenção redobrada. Sem dúvida, a maquilhagem dos olhos realça o nosso visual. Contudo, é crucial não esquecer de a retirar. A pele desta região é extremamente sensível. Independentemente de ter pele oleosa, seca ou sensível, é uma área que necessita de um cuidado específico ao remover a maquilhagem.

Por que é vital limpar a maquilhagem dos olhos? Diariamente, a pele enfrenta diversos agentes externos, como calor, frio, poluição, entre outros, incluindo a maquilhagem. A pele ao redor dos olhos é particularmente vulnerável, sendo mais fina do que o restante do rosto e com menos glândulas sebáceas. Por isso, é mais suscetível a danos diários. Adicionalmente, piscamos milhares de vezes por dia e tocamos frequentemente nos olhos. Assim, torna-se evidente a necessidade de limpar essa área ao final do dia.

E se não removermos a maquilhagem corretamente? Para alguns, remover a maquilhagem é um momento relaxante, para outros, uma tarefa desafiadora. No caso dos olhos, não limpar corretamente pode resultar em irritações, olhos secos, olheiras, entre outros problemas. As pestanas também podem ser afetadas, tornando-se frágeis e até caindo. A longo prazo, a pele pode envelhecer precocemente. A solução? Uma rotina de limpeza adequada.

Usar ou não algodão? Há quem prefira usar discos de algodão, enquanto outros temem irritações. Se optar por algodão, escolha os reutilizáveis e suaves. O tipo de produto de limpeza também importa. Produtos em creme são mais fáceis de aplicar com os dedos, enquanto líquidos são mais desafiadores.

Como limpar os olhos COM algodão:

  1. Lave as mãos.
  2. Se usar lentes de contacto, retire-as e embeba o algodão no produto de limpeza.
  3. Aplique o algodão no olho fechado, permitindo que o produto atue.
  4. Deslize o algodão suavemente.
  5. Para o rímel, passe o algodão das raízes às pontas das pestanas. Repita até o algodão sair limpo.

Como limpar os olhos SEM algodão:

  1. Lave as mãos.
  2. Aplique o produto de limpeza com os dedos.
  3. Massageie suavemente.
  4. Para o rímel, deslize as pestanas entre os dedos.
  5. Enxague, se necessário.

Cuidados específicos na limpeza dos olhos: Para olhos sensíveis, é essencial um produto suave. Evite produtos muito oleosos e opte por aqueles específicos para a área dos olhos. Para maquilhagem à prova de água, um produto bifásico é ideal. Se notar queda das pestanas, consulte um dermatologista.

Escolha o produto certo: Existem várias opções no mercado. O importante é escolher o mais adequado para a sua pele. Eis algumas sugestões:

  • Água Micelar: Atrai e capta a maquilhagem e impurezas, removendo rapidamente todos os tipos de maquilhagem. Contudo, pode secar a pele que contorna os olhos.
  • Desmaquilhante Bifásico: Resulta em todos os tipos de pele e com toda a maquilhagem, mesmo à prova de água. No entanto, pode deixar uma película gordurosa nas pálpebras.
  • Óleo de Limpeza: A sua formulação é semelhante à da gordura da pele, o que o torna adaptável a todos os tipos de pele mas requer limpeza após remoção da maquilhagem.

Cuidados pós-limpeza: Após a limpeza, hidrate ou tonifique a pele, conforme necessário. No caso de pele seca, hidrate a pele com um sérum ou um creme para acalmá-la; se for pele oleosa, limpe as pálpebras com uma loção tónica para eliminar a oleosidade.

Perguntas Frequentes:

1. Como escolher o desmaquilhante certo? A escolha depende do seu tipo de pele e das suas preferências pessoais. Se tem pele sensível, opte por produtos hipoalergénicos. Se usa maquilhagem à prova de água, um desmaquilhante bifásico pode ser mais eficaz.

2. E se eu dormir sem remover a maquilhagem? Dormir com maquilhagem pode causar danos à pele, como obstrução dos poros, envelhecimento precoce e irritações. É essencial criar o hábito de desmaquilhar antes de dormir.

3. Como cuidar da área dos olhos após a desmaquilhagem? Após a desmaquilhagem, aplique um creme hidratante ou sérum específico para a área dos olhos. Isso ajudará a nutrir a pele e a prevenir rugas e linhas finas.

Em conclusão, a desmaquilhagem é mais do que um simples gesto de beleza; é um ritual de cuidado e respeito pela nossa pele. Ao dedicar alguns minutos todos os dias para remover a maquilhagem corretamente, estará a investir na saúde e beleza da sua pele a longo prazo. Não subestime a importância deste passo na sua rotina de cuidados de pele.

Partilhe:

Blog

Pele Atópica: Definição e Prevenção

pele atópica 19 de Julho de 2024

A pele atópica, também conhecida como dermatite atópica, afeta uma em cada cinco crianças. No entanto, atópica não significa atípica. Embora os sinais deste eczema sejam desagradáveis (vermelhidão, comichão, secura, etc.), eles não são raros, nem contagiosos para outras crianças, e não são irreversíveis. Mais precisamente, os sintomas da pele atópica podem aparecer a partir […]

Ler Mais
Zona : Desmascarando Três Mitos sobre Esta Doença Incapacitante

Zona : Desmascarando Três Mitos sobre Esta Doença Incapacitante

Pharma News 10 de Julho de 2024

A zona, também conhecida como herpes-zóster, é uma doença viral que pode ser extremamente dolorosa e debilitante. Resulta da reativação do vírus varicela-zóster, o mesmo que causa a varicela. Embora seja uma condição relativamente comum, existem muitos mitos em torno da zona que podem levar a mal-entendidos e ao tratamento inadequado. Neste artigo, vamos desmascarar […]

Ler Mais