Anatomia e funções da próstata
É possível imaginar a anatomia desta parte do aparelho urogenital masculino como se fosse um funil, em que a parte em forma de cone é a bexiga e o tubo é a uretra. A área de escoamento desse funil é contornada pela próstata, que se apresenta como um verdadeiro “colar’”.

Anatomia da Próstata
A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho reprodutor masculino. Pela sua forma e tamanho, lembra uma castanha (pesando aproximadamente 20 g).
A próstata encontra-se na parte inferior da bexiga e à frente do reto (parte terminal do intestino) e contorna o primeiro trato da uretra, o canal que conduz a urina da bexiga para o exterior do corpo.
É possível imaginar a anatomia desta parte do aparelho urogenital masculino como se fosse um funil, em que a parte em forma de cone é a bexiga e o tubo é a uretra. A área de escoamento desse funil é contornada pela próstata, que se apresenta como um verdadeiro “colar”. Esta característica é particularmente importante também para a regulação do fluxo de urina.
A próstata é constituída internamente por uma componente glandular e muscular e externamente por uma membrana fibrosa (cápsula).

Funções da Próstata
​​​​​Contribui para a ejaculação
A próstata é considerada um órgão sexual secundário, porque a sua função principal é a de produzir líquido seminal que se mistura com o esperma durante a ejaculação e contém os elementos necessários para a vitalidade dos espermatozoides.

Contribui para a função sexual
Além do tecido glandular, que produz o líquido seminal, há na próstata um tecido muscular que passa por fases de contração e descontração. Adjacente à próstata encontram-se feixes de nervos e vasos sanguíneos, que se estendem da uretra ao pénis, permitindo ao pénis uma função erétil.

Contribui para a regulação do fluxo urinário
A continência urinária, ou seja, a capacidade de controlar o fluxo da urina, deve-se principalmente ao tónus de encerramento de duas válvulas, constituídas por tecido muscular (esfíncter), que envolve a uretra na porção em que atravessa a próstata.
A primeira válvula (esfíncter uretral interno), encontra-se numa posição superior, no ponto de entrada da próstata.
A segunda válvula situa-se numa posição inferior (esfíncter uretral externo), no ponto de saída da próstata.
O tecido muscular da próstata funciona como um colar à volta da uretra: quando se retrai (contração da parte muscular), o fluxo de urina é interrompido; quando se alarga o fluxo é reiniciado.

Prostata (7 Produtos)

Filtrar Produtos
  • ProstaFito 40 Cápsulas

    26,53
    Adicionar
  • Prostamol 30 Cápsulas

    -21% 21,11 16,67
    Adicionar
  • Prostamol 60 Cápsulas

    -12% 34,25 30,14
    Adicionar
  • Prostyron Advanced 60 Cápsulas - Pharma Scalabis

    Prostyron Advanced 60 Cápsulas

    -23% 30,66 23,67
    Adicionar
  • Serenoa-C 90 Comprimidos 

    -17% 26,90 22,43
    Adicionar
  • Uromicsil Lipid 30 Cápsulas

    -12% 21,70 19,10
    Adicionar
  • UroProst 30 Comprimidos desenvolvido em específico para o Homem a partir dos 40-50 anos com um conjunto de activos específicos como Licopeno, Vitamina E, Vitamina C entre outros e Serenoa Repens, que contribui para o funcionamento da próstata e do trato urinário.

    UroProst 30 Comprimidos

    13,94
    Adicionar