Máscaras Cirúrgicas e  Álcool Gel

Máscaras podem reduzir a propagação de coronavírus, sugere estudo
Estudo mostrou que máscaras cirúrgicas reduzem coronavírus sazonais em gotículas respiratórias, o que significa que também podem ter um contributo no controlo da propagação de covid-19.

Um estudo feito antes da pandemia, mas com resultados divulgados agora na revista científica Nature Medicine, pode dar-nos pistas sobre o uso de máscaras. De acordo com a investigação sobre o efeito das máscaras cirúrgicas na transmissão de outros coronavírus, estas protecções faciais podem ajudar a evitar que pessoas doentes infectem outras. Extrapolando, os cientistas defendem que as máscaras podem assim contribuir a limitar a propagação da pandemia de covid-19.Um estudo feito antes da pandemia, mas com resultados divulgados agora na revista científica Nature Medicine, pode dar-nos pistas sobre o uso de máscaras. De acordo com a investigação sobre o efeito das máscaras cirúrgicas na transmissão de outros coronavírus, estas protecções faciais podem ajudar a evitar que pessoas doentes infectem outras. Extrapolando, os cientistas defendem que as máscaras podem assim contribuir a limitar a propagação da pandemia de covid-19.

O que é a COVID-19?
COVID-19 é o nome, atribuído pela Organização Mundial da Saúde, à doença provocada pelo novo coronavírus SARS-COV-2, que pode causar infeção respiratória grave como a pneumonia. Este vírus foi identificado pela primeira vez em humanos, no final de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei, tendo sido confirmados casos em outros países.

O que são os coronavírus?
Os coronavírus são um grupo de vírus que podem causar infeções nas pessoas. Normalmente estas infeções estão associadas ao sistema respiratório, podendo ser parecidas a uma gripe comum ou evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia.

Porque foi dado o nome de COVID-19?
A Organização Mundial da Saúde atribuiu o nome, COVID-19, é o nome da doença que resulta das palavras “Corona”, “Vírus” e “Doença” com indicação do ano em que surgiu (2019).

Qual a diferença entre COVID-19 e SARS-COV-2?
SARS-CoV-2 é o nome do novo coronavírus que foi detetado na China, no final de 2019, e que significa “síndrome respiratória aguda grave – coronavírus 2”. A COVID-19 é a doença que é provocada pela infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2.

Quais são os sinais e sintomas?
Os sintomas mais frequentes associados à infeção pelo COVID-19 são:
– febre (temperatura ≥ 38.0ºC)
– tosse
– dificuldade respiratória (ex: falta de ar)

Também pode surgir dor de garganta, corrimento nasal, dores de cabeça e/ou musculares e cansaço. Em casos mais graves, pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte.

Qual é o período de contágio?
O período de contágio (tempo decorrido entre a exposição ao vírus e o aparecimento de sintomas) é atualmente considerado de 14 dias. A transmissão por pessoas assintomáticas (sem sintomas) ainda está a ser investigada.

Já aconteceu algum surto com coronavírus em anos anteriores?
Sim. Em anos anteriores foram identificados alguns coronavírus que provocaram surtos e infeções respiratórias graves em humanos.

Exemplos disto foram:

entre 2002 e 2003 a síndrome respiratória aguda grave (infeção provocada pelo coronavírus SARS-CoV)
em 2012 a síndrome respiratória do Médio Oriente (infeção provocada pelo coronavírus MERS-CoV)
Em que países é que se detetaram pessoas infetadas?
Esta informação está constantemente a ser atualizada pelas autoridades internacionais e pode ser consultada no site do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças e na Organização Mundial da Saúde.

Qual é a diferença entre epidemia e pandemia?
Uma epidemia é quando uma doença ocorre com frequência invulgar numa determinada região e por um período limitado. Já a pandemia é uma epidemia que se alastra ao mesmo tempo em vários países.

Quais os serviços que posso encontrar na linha telefónica do SNS 24?
O SNS 24 reforçou a sua capacidade de resposta a diferentes níveis:

Serviço de Triagem:
os algoritmos de triagem clínica foram atualizados para assegurarem um despiste adequado dos casos suspeitos de infeção por este novo coronavírus
sempre que necessário são ativados os mecanismos de resposta de casos suspeitos, através do contacto com a linha de apoio ao médico da Direção-Geral da Saúde, onde se encontram médicos que validam, ou não, o caso
se caso suspeito, são seguidas as orientações emitidas pela Direção-Geral da Saúde, nomeadamente, ao nível do transporte, isolamento e diagnóstico

Serviço Informativo:
o SNS 24 (808 24 24 24) tem disponíveis conteúdos informativos, validados pela Direção-Geral da Saúde e em coerência com as autoridades internacionais, para esclarecer a população.

Proteção Pessoal (COVID-19)

A mostrar todos os 14 resultados
Filtrar Produtos
  • alcool gel + mascaras

    Álcool Gel 3x100ml + Máscaras Cirúrgicas 50 Un

    7,45
    Ler mais
  • alcool gel + mascaras

    Álcool Gel 500ml + Máscaras Cirúrgicas 50 Un

    -47% 3,95
    Adicionar
  • Álcool Gel de Limpeza Mãos 200ml, gel de Limpeza das Mãos. Fornece higiene e uso adequados da água. Contém 80% de álcool e ingredientes antibacterianos

    Álcool Gel de Limpeza Mãos 200ml

    -15% 6,84
    Adicionar
  • Álcool Gel de Limpeza Mãos 3x100ml

    Álcool Gel de Limpeza Mãos 3x100ml

    8,85
    Ler mais
  • Álcool Gel de Limpeza Mãos 500ml

    Álcool Gel de Limpeza Mãos 500ml

    -15% 5,91
    Adicionar
  • Álcool Gel de Limpeza Mãos em Spray 3x200ml

    Álcool Gel de Limpeza Mãos em Spray 3x200ml

    -15% 20,53
    Adicionar
  • Álcool Gel Nara 500ml

    Álcool Gel Nara 500ml

    -15% 6,95
    Adicionar
  • Babe Dermaseptic Hidrogel Mão 390ml, gel indicado para higiene de mãos com 70% álcool.

    Babe Dermaseptic Hidrogel Mão 390ml

    -10% 7,11
    Adicionar
  • Máscara Cirúrgica 1 Unidade

    Máscara Cirúrgica de Criança Tipo IIR 20 Unidade

    4,48
    Adicionar
  • Máscara Cirúrgica 1 Unidade

    Máscaras Cirúrgicas de Tripla Camada Tipo I – 50 unidade

    5,80
    Ler mais
  • Máscaras Cirúrgicas Descartáveis Tipo IIR 50 Unidades

    Máscaras Cirúrgicas Descartáveis Tipo IIR 50 Unidades

    9,75
    Ler mais
  • Máscaras Cirúrgicas em polipropileno 3 camadas com elástico de fixação, não reutilizáveis.

    Máscaras Cirúrgicas Descartáveis Tipo IIR 50 Unidades

    3,96
    Adicionar
  • Máscaras Descartáveis FFP2 12 Unidades, de acordo com a norma EN 149 2001A1:2019 aplicável a aparelhos de proteção respiratoria filtrante

    Máscaras Descartáveis FFP2 12 Unidades

    -7% 5,10
    Ler mais
  • Máscaras Descartáveis FFP2 12 Unidades, de acordo com a norma EN 149 2001A1:2019 aplicável a aparelhos de proteção respiratoria filtrante

    Máscaras Descartáveis FFP2 20 Unidades

    9,45
    Ler mais