Amamentação Materna: Mitos e verdades

O leite materno é o melhor alimento que se pode oferecer a um recém-nascido, uma vez que contém os nutrientes e sais minerais que este precisa para o seu desenvolvimento. Não é por acaso que o fator que mais contribui para a redução da mortalidade infantil é a amamentação materna. No entanto, ainda continuam a surgir […]

Bebé e Mamã, Gravidez 2 de Outubro de 2017

Amamentação Materna: Mitos e verdades

O leite materno é o melhor alimento que se pode oferecer a um recém-nascido, uma vez que contém os nutrientes e sais minerais que este precisa para o seu desenvolvimento. Não é por acaso que o fator que mais contribui para a redução da mortalidade infantil é a amamentação materna. No entanto, ainda continuam a surgir várias questões em torno deste assunto. Neste artigo damos conta dos principais benefícios do aleitamento na saúde da mãe e principalmente do bebé e desmistificamos alguns mitos e preconceitos.

Amamentação Materna e os seus benefícios

A amamentação materna é uma das experiências mais enriquecedoras na vida de uma mulher. Mais do que alimentar, este ato contribui para o fortalecimento dos laços afetivos entre a mãe e o bebé. É sem dúvida uma das maiores demonstrações de amor e carinho que o ser humano pode dar e receber.

Segundo os especialistas, o leite materno é o alimento mais rico que o bebé pode ingerir. Para além de ter a quantidade certa de nutrientes, é composto por anticorpos que reduzem a incidência e/ou gravidade de múltiplas infeções e protegem a longo prazo contra doenças, alergias e obesidade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a amamentação materna, em exclusivo, pelo menos nos primeiros seis meses de vida. É nesta fase que o leite materno assume especial importância na saúde do recém-nascido. Após a introdução de outros alimentos, o leite materno deve continuar a fazer parte da alimentação da criança pelo menos até aos dois anos.

A amamentação materna também traz inúmeros benefícios para o organismo da mãe. Para além de acelerar a recuperação pós-parto, favorece o retorno do útero ao tamanho normal e diminui o risco de cancro da mama pós-menopausa, cancro do ovário, osteoporose, doenças cardíacas, entre outras.

As mamãs e futuras mamãs devem ter cuidados acrescidos com o seu corpo a fim de evitarem o aparecimento de estrias durante e após a gravidez e a desidratação da pele. Atualmente já existem inúmeras soluções no mercado que ajudam a restaurar a firmeza e elasticidade da pele, previnem e atenuam as estrias e protegem a pele do mamilo durante o período de amamentação. A baixo pode encontrar produtos indicados para cada uma destas situações.

Mitos e verdades

1- Depois dos dois anos, o leite materno deixa de trazer benefícios para o bebé

MITO: Existem várias evidências que comprovam o valor do leite materno em crianças com mais de dois anos. Para além de manter o vínculo entre a mãe e o bebé, contém vitaminas, sais minerais, nutrientes e proteínas que contribuem para o desenvolvimento saudável da criança.

2- O desmame deve ser feito de forma natural, gradual e planeada

VERDADE: O desmame ao ser feito de uma forma natural e gradual vai fazer com que a criança deixe, por si só,  de querer ser amamentada. Esta situação acontece normalmente entre os dois e os quatro anos. Menor interesse nas mamadas ou a aceitação de outro tipo de alimentos são dois dos sinais que evidenciam a vontade da criança em deixar o aleitamento materno.

3- O stress e a ansiedade prejudicam a produção de leite

VERDADE: A produção de leite materno está dependente de duas hormonas, a prolactina e a ocitocina. A última é muito condicionada por fatores emocionais. No entanto, a produção de leite é normalizada quando a mulher volta ao seu estado normal.

4- O leite materno pode ser fraco

MITO: Não há leite fraco. O leite da mãe tem todas as qualidades para nutrir o bebé. O aleitamento é mais do que um alimento, é uma nutrição. Pode ser considerada a primeira forma de vacina uma vez que protege estes bebés de infeções ou doenças.

5- O leite materno acaba

MITO: Enquanto houver estimulação por parte do bebé, a mãe continua a produzir leite.

Blog

Colagénio – A proteína do momento

Colagénio – A proteína do momento

Anti-Envelhecimento, Hidratação da pele, Suplementos, Tratamento Queda Cabelo 2 de Outubro de 2017

O colagénio é uma proteína fibrosa naturalmente produzida pelo nosso organismo que constitui os ossos, as cartilagens e a pele. Esta também pode ser encontrada em alimentos como a carne e a gelatina, produtos de cosmética e suplementos alimentares. O colagénio é essencialmente conhecido por ser o principal responsável pela firmeza e elasticidade da pele. […]

Ler Mais
Saúde – A importância da hidratação

Saúde – A importância da hidratação

After Sun, Hidratação da pele 18 de Agosto de 2017

Estamos no auge dos dias de Verão e por isso é primordial manter os níveis de água no seu corpo regulados. A hidratação no corpo é extremamente importante, pois muita da água que consumimos é usada para o arrefecer. Este processo fisiológico resulta na transpiração, que é normalmente mais intensa quando o corpo está exposto a […]

Ler Mais
Especial Produtos para Mulher

Especial Produtos para Mulher

Anti-Envelhecimento, Suplementos, Tratamento Queda Cabelo 18 de Agosto de 2017

A igualdade entre sexos, desde os anos 60, tem se tornado cada vez mais notória nas sociedades desenvolvidas. No entanto, é ainda rara a mulher que não acumule funções diárias e tenha de lidar com múltiplos desafios no dia-a-dia. Trabalhos e tarefas estas, muitas vezes desgastantes e cansativas para o corpo e mente. É importante frisar que […]

Ler Mais
Maquilhagem Natural – A nova tendência

Maquilhagem Natural – A nova tendência

Hidratação da pele, Maquilhagem 8 de Agosto de 2017

O ritual de maquilhagem e o seu resultado final é-nos apresentado todos os dias como algo crucial na vida de uma mulher. Imagens de rostos esculpidos perseguem-nos desde as redes sociais aos meios de comunicação mais tradicionais. É impossível não ficar indiferente ao nível de profissionalismo de jovens bloggers e youtubers com as suas centenas de […]

Ler Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *