4 Mitos sobre a Pele Negra

Partilhe:
4 Mitos sobre a Pele Negra

Muita informação sobre cuidados com a pele circula na internet e é amplamente divulgada por pessoas influentes nas redes, mas é importante saber o que é verdade e o que é mito, de acordo com a medicina, para não correr riscos e ser capaz de cuidar da saúde da sua pele.

Quer se trate de cuidados com a pele ou maquilhagem, os mitos sobre a pele negra que circulam por aí são de tempos passados e precisam ser esclarecidos. Aqui fornecemos informações que o ajudarão a cuidar da pele negra da maneira correta! 

1.  Pele negra não precisa usar filtro solar

É um mito muito perigoso. Todos os tipos de pele requerem protetor solar para proteger dos raios ultravioleta (UV), prejudiciais para a saúde. Além disso, a pele negra é uma pele mais propensa a manchas, e o protetor solar ajuda a prevenir o aparecimento de tais manchas na pele, como o melasma.

Para facilitar no dia a dia, uma opção é usar a base de maquilhagem com protetor solar, o que ajuda na praticidade da rotina. Este tipo de produto contém a proteção necessária, bem como o protetor solar normal e funciona como base com cor, um produto dois em um.

2.  Toda pele negra é oleosa

De acordo com o especialista, o que caracteriza uma pele oleosa é a disfunção das glândulas sebáceas, que produzem excesso de óleo. No caso das peles negras, a camada mais externa da pele é naturalmente mais grossa e assim as suas glândulas sebáceas são maiores e produzem mais sebo, mas esta é uma adequação étnica, não uma disfunção. As peles negras lipídidas têm características específicas, tais como poros dilatados, que ocorrem em qualquer etnia.

3.  Peles negras não combinam com tons frios

É verdade que grande parte da população negra tem o subtom de pele quente, no entanto, isso não quer dizer que elas não combinam com tons frios. O resultado será de contraste ao invés de harmonia, mas isso não é um problema. Toda pessoa é livre para usar o que quiser.

4.  Pele negra não mancha

Na verdade, é ao contrário. A pele negra tende a manchar mais facilmente devido à elevada quantidade de melanina presente na região. Qualquer inflamação — de uma lesão de acne (borbulhas) à foliculite — pode acabar por causar estas marcas escuras na superfície. Manchas de pele preta são muito mais difíceis de remover. Isto porque a região tem uma maior quantidade de melanina e, por isso, mancha mais facilmente.

Na Pharma Scalabis pode encontrar vários produtos para ajudar a cuidar da pele negra. Não se esqueça de conferir as nossas ofertas e siga o nosso blog e as nossas redes sociais para ficar a cargo das novidades! Se gostou deste conteúdo, também partilhe com quem possa estar interessado!

Partilhe:

Blog

O Mistério do Espirro: Por que Espirramos?

Saúde Geral 20 de Maio de 2024

O ato de espirrar é uma parte comum, mas intrigante, do dia a dia humano. Apesar de ser uma reação quase automática e muitas vezes inconveniente, espirrar tem funções cruciais para a nossa saúde. Neste artigo, exploraremos os mecanismos por trás do espirro, as suas causas e como podemos lidar com eles, especialmente em contextos […]

Ler Mais

Como Manter o Cabelo Saudável e Brilhante no Inverno

Cabelo & Unhas, Saúde Geral 17 de Maio de 2024

O inverno pode ser um período desafiante para o cuidado do cabelo. Com o frio intenso e a exposição a ambientes fechados aquecidos, o seu cabelo pode tornar-se seco, quebradiço e desprovido de brilho. No entanto, com alguns cuidados específicos, é possível manter o seu cabelo saudável e vibrante durante toda a estação. Aqui estão […]

Ler Mais