5 razões para deixar de fumar em 2023

Partilhe:
5 razões para deixar de fumar em 2023

Adiante, alistaremos 5 razões para deixar de fumar:

  1. Saúde: o tabagismo provoca doenças ​​e mortes prematuras em todo o mundo. Fumar aumenta o risco de problemas cardíacos, derrames, cancro dos pulmões (e outros), doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e perturbações respiratórias.
  2. Qualidade de vida: deixar de fumar melhora MUITO a qualidade de vida. Ganhará energia e sentir-se-á mais saudável e activo. O hálito, roupa e cabelo cheirarão melhor.
  3. Economia: fumar é dispendioso! Pare de fumar e poupe dinheiro!
  4. Exemplo: se fuma e tem filhos, saiba que serão influenciados pelo seu comportamento. Interromper este vício prejudicial ajudá-los-á a tomar decisões saudáveis no futuro.
  5. Autoestima: muitos clientes que deixam de fumar relatam uma melhoria na autoestima e no sentimento de realização pessoal. Suspender um hábito prejudicial fá-lo-á sentir-se realizado e confiante.

O que acontece quando deixa de fumar?

O corpo inicia uma série de alterações que ajudam a reparar os danos causados pelo tabaco. Alguns dos efeitos mais comuns incluem:

  • Diminuição da tosse e da falta de ar
  • O olfato e o paladar melhorarão
  • Menos irritação dos olhos, boca e pele
  • Melhor circulação sanguínea
  • Diminuição do risco de doenças cardíacas e derrames cerebrais

Os efeitos levam alguns dias ou semanas a aparecer, dependendo do nível de dependência do fumador. Habitualmente, quando mais cedo deixar de fumar, mais fácil e mais benefícios obterá. Lembre-se de que, embora difícil, os benefícios para a saúde são enormes e vão muito além dos mencionados acima.

Qual a melhor forma de deixar de fumar?

São muitas, as formas de deixar de fumar, e não há abordagens certas ou erradas. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Contudo, partilharemos algumas dicas:

  1. Defina um motivo forte para deixar de fumar: por questões relacionadas com a saúde, para poupar dinheiro, etc.
  2. Predefina uma data para deixar de fumar e cumpra-a: o dia do seu aniversário, o primeiro dia de um mês, amanhã.
  3. Faça um plano: como evitar situações que o façam querer fumar, ter alternativas para ocupar as mãos e a boca, pedir apoio a amigos e familiares, etc.
  4. Medicamentos ou terapias de substituição de nicotina: existem muitos disponíveis que reduzirão os sintomas da abstinência e tornarão mais fácil o processo.
  5. Peça ajuda: pode ser útil falar com um médico, um enfermeiro, um conselheiro ou um grupo de apoio para obter ajuda durante o processo de deixar de fumar.

Não desista! Em falhando continue a tentar. Muitas pessoas precisam de várias tentativas antes de conseguir permanentemente. O importante é não desistir e continuar a tentar.

Quanto tempo leva para não ter mais vontade de fumar?

A vontade de fumar é persistente depois de se deixar de fumar, mas diminui com o tempo. Seja paciente e determinado! Alguns podem sentir intensa vontade de fumar durante os primeiros dias ou semanas, enquanto outros sentem desejos esporádicos durante meses ou anos.

O tempo que leva para a vontade de fumar desaparecer completamente varia de pessoa para pessoa e depende, claro está, do nível de dependência do fumador, da idade, da saúde e do ambiente social. Quando mais cedo deixar de fumar, mais fácil e mais rápido será.

Enquanto isso, concentre-se no que fazer para controlar esses desejos, por exemplo: mantenha as mãos ocupadas, evite situações que desencadearão o desejo de fumar e peça apoio de amigos e familiares.

Faz mal deixar de fumar de repente?

Deixar de fumar de repente (também conhecido como “abstinência súbita”) pode provocar sintomas temporários. Por exemplo:

  • Ansiedade
  • Irritabilidade
  • Dificuldade de concentração
  • Apetite
  • Insônia
  • Tosse

Embora desagradáveis, desaparecem dentro dias ou semanas. Seja persistente! Deixar de fumar repentinamente pode ser mais difícil do que diminuir gradualmente o consumo de tabaco, porém, é a preferência de muitos, visto que lhes permite largar o vício de uma vez por todas.

Se considerar deixar de fumar, pode ser útil falar com um médico ou um conselheiro. Eles podem aconselhá-lo sobre as melhores opções para si e ajudá-lo a encontrar a abordagem que melhor se adequa às suas necessidades.

Partilhe:

Blog

Diagnóstico de Fibrose Quística: Descubra um Novo Caminho Para a Sua Vida!

Saúde Geral 2 de Março de 2024

A vida com Fibrose Quística (também conhecida como mucoviscidose) é uma jornada de desafios e superações. Este distúrbio genético, embora complexo, não define quem você é nem limita as possibilidades de um futuro promissor. Na nossa busca contínua por bem-estar e qualidade de vida, abordaremos aspectos essenciais para conviver com a fibrose quística, destacando avanços […]

Ler Mais

Suplementos Energizantes: Descubra o seu Potencial!

Saúde Geral 1 de Março de 2024

No ritmo acelerado do dia a dia, encontrar energia suficiente para cumprir todas as tarefas e compromissos pode ser um desafio. Entre o trabalho, a vida pessoal e os momentos de lazer, como podemos garantir que o nosso corpo e mente estejam sempre a funcionar ao seu máximo? A resposta pode estar nos suplementos alimentares […]

Ler Mais

Melatonina: A Chave para Noites Tranquilas e Revigorantes

Saúde Geral, Sono 29 de Fevereiro de 2024

No mundo agitado em que vivemos, uma noite de sono reparador tornou-se um tesouro valioso. Distúrbios do sono afetam milhões de pessoas, comprometendo não só a saúde física, mas também a mental. É aqui que entra em cena a melatonina, frequentemente apelidada de “hormona do sono”. Mas o que realmente sabemos sobre ela? Como pode […]

Ler Mais