Ácido Salicílico no verão: pode usar?

Partilhe:
Ácido Salicílico no verão: pode usar?

O ácido salicílico é um dos componentes mais comuns nos tratamentos de acne, mas pode ser usado ao sol? Conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias e que controlam o óleo, o ácido salicílico também pode tornar a pele mais sensível aos danos causados pela exposição solar.

Atua quebrando moléculas de queratina e assim consegue tornar a pele mais macia, mas também mais sensível aos efeitos do sol.

À medida que o verão se aproxima, muitas pessoas acabam em dúvida, afinal, pode ou não usar ácido salicílico nessa altura? A pensar nisso, a Pharma Scalabis preparou um artigo que esclarece as dúvidas sobre este assunto.

Para que serve o ácido salicílico?

O ácido salicílico é uma propriedade com inúmeros benefícios para a pele oleosa: é antimicrobiano, tem propriedades esfoliantes, seborregulatórias… E assim por diante! É uma substância muito eficaz no tratamento da acne e atua em várias frentes, tem ação anti-inflamatória, ação adstringente, entre outras. Em resumo, tem o poder de diminuir as lesões e marcas de acne, além de controlar o óleo e ajudar na renovação celular.

No entanto, não é qualquer paciente que possa usar ácido salicílico — é essencial avaliar o seu caso com o dermatologista. É muito importante que o paciente seja muito bem avaliado, de modo que a característica da acne seja verificada e o tratamento correto indicado.

Ácido salicílico pode acentuar queimaduras causadas pelo sol

O ácido salicílico é utilizado em tratamentos dermatológicos graças aos seus ativos esfoliantes e que regulam a oleosidade da pele. Por esta razão, está muito presente em tratamentos para caspa, dermatite e acne. O ácido salicílico é um dos hidroxiácidos alfa, substâncias usadas para promover a escala das camadas superficiais e melhorar a qualidade e textura da pele.

No entanto, combiná-lo com a exposição solar pode ser perigoso: o ácido causa o desbaste da pele, o que a torna mais sensível aos efeitos dos raios ultravioleta. Quando há exposição, pode desencadear manchas, queimaduras e irritação com descamação intensa. Em vez de tratá-lo, pode tornar-se um problema.

O protetor solar é indispensável durante o uso do ácido salicílico

Se utilizar qualquer produto que tenha ácido salicílico na fórmula, tenha cuidado: o protetor solar torna-se ainda mais indispensável durante o tratamento! O ácido salicílico pode ser usado em diferentes concentrações que modificam muito a sua forma de utilização.

Pode ser adicionado aos produtos para uso durante o dia em baixas concentrações, para manter a pele menos oleosa, e usada mesmo em dias ensolarados quando seguida de proteção solar.

Se tem pele oleosa ou problemas com acne, hoje já existem protetores que têm componentes anti-acne, que ajudam a tratar o problema e regular o óleo da pele – enquanto protege contra danos solares!

Na Pharma Scalabis pode encontrar vários produtos para ajudar nesse processo. Não se esqueça de conferir as nossas ofertas e siga o nosso blog e as nossas redes sociais para ficar a cargo das novidades! Se gostou deste conteúdo, também partilhe com quem possa estar interessado!

Partilhe:

Blog

Diagnóstico de Fibrose Quística: Descubra um Novo Caminho Para a Sua Vida!

Saúde Geral 2 de Março de 2024

A vida com Fibrose Quística (também conhecida como mucoviscidose) é uma jornada de desafios e superações. Este distúrbio genético, embora complexo, não define quem você é nem limita as possibilidades de um futuro promissor. Na nossa busca contínua por bem-estar e qualidade de vida, abordaremos aspectos essenciais para conviver com a fibrose quística, destacando avanços […]

Ler Mais

Suplementos Energizantes: Descubra o seu Potencial!

Saúde Geral 1 de Março de 2024

No ritmo acelerado do dia a dia, encontrar energia suficiente para cumprir todas as tarefas e compromissos pode ser um desafio. Entre o trabalho, a vida pessoal e os momentos de lazer, como podemos garantir que o nosso corpo e mente estejam sempre a funcionar ao seu máximo? A resposta pode estar nos suplementos alimentares […]

Ler Mais

Melatonina: A Chave para Noites Tranquilas e Revigorantes

Saúde Geral, Sono 29 de Fevereiro de 2024

No mundo agitado em que vivemos, uma noite de sono reparador tornou-se um tesouro valioso. Distúrbios do sono afetam milhões de pessoas, comprometendo não só a saúde física, mas também a mental. É aqui que entra em cena a melatonina, frequentemente apelidada de “hormona do sono”. Mas o que realmente sabemos sobre ela? Como pode […]

Ler Mais