Acne: 10 alimentos que deve evitar

Partilhe:
Acne: 10 alimentos que deve evitar

A acne é um problema comum da pele que afeta principalmente adolescentes e adultos jovens. Embora causada por variados fatores, como a produção excessiva de sebo, a inflamação e a proliferação de bactérias, a alimentação também desempenha um papel importante. Enumeraremos adiante 10 alimentos que deve evitar, se sofrer de acne:

  1. Açúcar e carboidratos refinados: aumentam os níveis de insulina no sangue, o que desencadeia produção de sebo e inflamação.
  2. Gorduras saturadas: contribuem para obstrução dos poros e inflamação.
  3. Laticínios: estudos sugerem que o consumo de laticínios, especialmente o leite, pode estar associado ao aumento da acne.
  4. Glúten: embora não seja uma causa direta de acne, o glúten pode desencadear uma inflamação do sistema digestivo, que o agrava.
  5. Soja: as isoflavonas aumentam a produção de sebo.
  6. Óleos vegetais hidrogenados: ricos em gordura trans, obstruem os poros e aumentam a inflamação.
  7. Álcool: o álcool desidrata a pele e aumenta a inflamação.
  8. Cafeína: a cafeína aumenta os níveis de ansiedade, agravando a acne.
  9. Alimentos processados: habitualmente contêm açúcares, carboidratos refinados, gorduras trans e outros ingredientes prejudiciais à pele.
  10. Alimentos alérgenos: nozes, peixe, ovos e frutos do mar podem desencadear uma reação alérgica, que pode agravar a acne.

Concluímos que a acne é um problema complexo, que envolve uma combinação de fatores, incluindo a alimentação.

Para diminuir a probabilidade, por favor, recorde-se dos alimentos que relacionámos e evite-os.

Partilhe:

Blog

Hipoglicemia: Compreensão, Prevenção e Atuação

Saúde Geral 8 de Abril de 2024

No universo da saúde, o equilíbrio é a chave para um bem-estar pleno. Entre os vários desafios que o nosso corpo enfrenta, a hipoglicemia surge como um fenómeno que merece a nossa atenção e compreensão. A hipoglicemia, caracterizada pela baixa concentração de glicose no sangue, pode afetar qualquer pessoa, manifestando-se através de sintomas que, se […]

Ler Mais

A Chave para a Saúde Vaginal: Equilíbrio e Prevenção

Saúde Geral 7 de Abril de 2024

Na PharmaScalabis, compreendemos a importância do equilíbrio da flora vaginal para a saúde e bem-estar das mulheres. Uma disfunção neste equilíbrio pode levar a infeções vaginais, que afetam inúmeras mulheres todos os anos. No entanto, com conhecimento e medidas certeiras, é possível manter uma saúde vaginal ótima e prevenir o aparecimento desses desconfortos. O Equilíbrio […]

Ler Mais

Hipertensão Sob Controlo: Guia Essencial para uma Vida Saudável

Álcool, Saúde Geral 6 de Abril de 2024

A hipertensão arterial é uma condição clínica que afeta uma parcela significativa da população mundial, constituindo um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Em Portugal, esta condição não é exceção, visto que afeta um número considerável de indivíduos. Conhecida também como “assassino silencioso”, a hipertensão muitas vezes não apresenta sintomas […]

Ler Mais