Aproveite o Tempo de Máscara para Cuidar do Melasma

Partilhe:
Aproveite o Tempo de Máscara para Cuidar do Melasma

Melasma é uma mancha que afeta os rostos de mulheres jovens e morenas. É uma mudança crónica e não contagiosa que compromete muito a autoestima.

Hoje, há várias descobertas interessantes sobre esta hiperpigmentação. Uma é que a pele com melasma é uma pele muito mais velha do que a pele sem melasma. A localização mais comum do melasma é na região central do rosto, especialmente nas bochechas. A máscara, que agora é obrigatória devido ao Covid-19, cobre esta região do rosto e protege a pele da radiação solar. As luzes emitidas pelo sol são provocantes do melasma.

Existem três tipos de radiação que são considerados importantes: radiação UVA, UVB e luz visível:

  • A luz UVA é a que afeta células, vasos, glândulas e fibras de colagénio, sendo responsável pelo fotoenvelhecimento.
  • A luz UVB é uma que deixa a pele vermelha e causa cancro da pele.
  • A luz visível, que representa 40% da luz solar, é culpada por manchar a pele. É atraído pela melanina e causa um maior escurecer na pele que já está manchada. A luz visível emitida por telemóveis e computadores também contribui para o agravamento das manchas de melasma.

O protetor solar, para proteger as peles com melasma, deve ter bloqueio para UVA, UVB e também para luz visível. Não existe um protetor solar específico que neutralize esta luz, portanto, pigmentos como o óxido de ferro e outros conseguirão a sua proteção.

As máscaras também ajudam a proteger a pele de todos os tipos de radiação do sol, incluindo a luz visível. A cor e os tecidos mais escuros e fechados promoverão uma maior proteção.

Além da máscara, os tratamentos prescritos pelo médico para a pele manchada devem continuar a ser utilizados, e o protetor solar específico para cada pele não deve ser interrompido. Felizmente, neste caso, a máscara facial também contribuirá para a proteção da pele e melhoria das manchas.

Além do protetor solar, optar por barreiras físicas é a melhor opção para proteger contra os raios solares. Chapéus e viseiras são essenciais para quem pratica atividades ao ar livre, seja na praia, piscina ou desportos ao ar livre.

Mas não adianta proteger o rosto e negligenciar o corpo: o melasma pode ser ativado pela exposição solar corporal, mesmo que o rosto esteja devidamente protegido. Por um mecanismo inflamatório e libertação de citocinas na corrente sanguínea, o sol no corpo pode piorar as manchas do rosto.

Portanto, também use roupas protegidas por UV e aplique generosamente o protetor solar em todo o corpo. Na Pharma Scalabis pode encontrar vários protetores solares e outros dermocosméticos de alta qualidade para ajudar nesse processo.

Aproveite que a temporada de calor está se aproximando e confira as nossas ofertas e siga o nosso blog e as nossas redes sociais para ficar a cargo das novidades! Se gostou deste conteúdo, também partilhe com quem possa estar interessado!

Partilhe:

Blog

Diagnóstico de Fibrose Quística: Descubra um Novo Caminho Para a Sua Vida!

Saúde Geral 2 de Março de 2024

A vida com Fibrose Quística (também conhecida como mucoviscidose) é uma jornada de desafios e superações. Este distúrbio genético, embora complexo, não define quem você é nem limita as possibilidades de um futuro promissor. Na nossa busca contínua por bem-estar e qualidade de vida, abordaremos aspectos essenciais para conviver com a fibrose quística, destacando avanços […]

Ler Mais

Suplementos Energizantes: Descubra o seu Potencial!

Saúde Geral 1 de Março de 2024

No ritmo acelerado do dia a dia, encontrar energia suficiente para cumprir todas as tarefas e compromissos pode ser um desafio. Entre o trabalho, a vida pessoal e os momentos de lazer, como podemos garantir que o nosso corpo e mente estejam sempre a funcionar ao seu máximo? A resposta pode estar nos suplementos alimentares […]

Ler Mais

Melatonina: A Chave para Noites Tranquilas e Revigorantes

Saúde Geral, Sono 29 de Fevereiro de 2024

No mundo agitado em que vivemos, uma noite de sono reparador tornou-se um tesouro valioso. Distúrbios do sono afetam milhões de pessoas, comprometendo não só a saúde física, mas também a mental. É aqui que entra em cena a melatonina, frequentemente apelidada de “hormona do sono”. Mas o que realmente sabemos sobre ela? Como pode […]

Ler Mais