Caspa: causas, tratamentos e hábitos que contribuem para agravá-la

Partilhe:
Caspa: causas, tratamentos e hábitos que contribuem para agravá-la

Caspa é um problema muito comum entre as pessoas. A formação de cones brancos e descamas que podem causar bastante comichão no couro cabeludo, é um dos principais sintomas da dermatite seborreica, nome dermatológico da caspa que acaba afetando diretamente o bem-estar e a saúde de todos os que apresentam a patologia.

Caspa não é nada mais do que o nome popular que damos à imagem da dermatite seborreica no couro cabeludo — uma inflamação acompanhada de desfoque branco e, por vezes, um pouco amarelado que pode causar muita comichão, manchas vermelhas, irritação e feridas.

Mas como podemos tratar este problema? Há uma cura para a caspa? Como é que estas descamações surgem? Nós na Pharma Scalabis responderemos a todas estas perguntas. Se tem caspa e quer controlar estes incómodos, veio ao lugar certo!

Entenda o que causa a caspa

Também conhecida como dermatite seborreica ou eczema seborreico, a caspa é uma patologia crónica comum considerada de pouca gravidade. Caspa não é contagiosa, nem um sinal de falta de higiene. Sabe-se que a caspa aparece geralmente em áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Assim, o óleo produzido na região cria um ambiente propício ao desenvolvimento da doença, permitindo a proliferação do fungo Malassezia sp., que provoca comichão, vermelhidão e descamação da área.

A caspa pode aparecer em qualquer estação do ano?

A dermatite seborreica geralmente piora durante o inverno devido ao tempo frio e seco. Com a maior frequência de banhos longos com água quente, é mais fácil aparecer a doença. Mas a condição também pode piorar com o stress, períodos de fadiga, alimentação muito gordurosa e, em algumas pessoas, com ingestão de álcool e consumo de cigarros.

Saiba se caspa tem cura e quais são os tratamentos existentes

A caspa não tem cura, mas tem controlo e pode melhorar ou piorar de acordo com os hábitos do dia a dia. E para tratar o problema, o primeiro passo é consultar um especialista para entender as necessidades da sua pele. O uso de champôs específicos, corticosteroides tópicos ou orais, imunomoduladores tópicos, probióticos orais e medicamentos derivados do ácido retinoico pode ser de grande ajuda.

Partilhe:

Blog

Cuidado Essencial: Mantenha as Suas Mãos Hidratadas

Hidratação da pele 18 de Abril de 2024

No mundo agitado de hoje, as nossas mãos enfrentam diariamente uma batalha contra agentes que causam secura e irritação. Seja pelo uso constante de desinfetantes, lavagem frequente ou simplesmente pela exposição a condições ambientais adversas, a pele das mãos pode rapidamente tornar-se áspera, seca e até mesmo gretada. Reconhecendo a importância de manter a saúde […]

Ler Mais

Cuidado Íntimo: O Guia Essencial Para a Mulher Moderna

Higiene Íntima, Saúde Geral 17 de Abril de 2024

No mundo atual, onde o ritmo acelerado da vida exige que estejamos sempre em movimento, é crucial não esquecermos de cuidar da nossa saúde e bem-estar, especialmente quando se trata de higiene íntima feminina. Com uma abordagem moderna e consciente, vamos explorar as melhores práticas e produtos que garantem não só a saúde, mas também […]

Ler Mais

Os Segredos dos Ácidos Gordos Essenciais

Saúde Geral, Suplementos 16 de Abril de 2024

No mundo acelerado de hoje, onde o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional parece uma miragem distante, cuidar da nossa saúde através de uma alimentação adequada nunca foi tão crucial. Os ácidos gordos essenciais, apesar de muitas vezes negligenciados, desempenham um papel fundamental na manutenção da nossa saúde e bem-estar. Neste artigo, vamos explorar […]

Ler Mais