Como aumentar a Imunidade enquanto o frio se aproxima?

Partilhe:
Como aumentar a Imunidade enquanto o frio se aproxima?

Com o início do inverno se aproximando, muitas pessoas começam a se preocupar com alternativas que ajudem a aumentar a imunidade do organismo. Afinal, essa é uma estação do ano em que é comum o aparecimento de gripes e resfriados.

Devido à queda de temperaturas, as pessoas costumam permanecer por mais tempo em ambientes fechados, motivo que aumenta a disseminação de vírus, assim como o coronavírus.

Ainda que não evite a contaminação das doenças de inverno, manter o sistema imunológico em alta é uma maneira de evitar formas graves de algumas doenças. Existe uma infinidade de alimentos capazes de aumentar a imunidade do organismo, ajudando na prevenção de doenças comuns do inverno. Por isso, nós da Pharma Scalabis separamos dicas importantes para que você possa turbinar seu sistema imunológico nessa época do ano.

1. Aumente a hidratação

A primeira dica para aumentar a imunidade é melhorar o consumo de água. Nos dias frios, é natural que o consumo de líquidos diminua. Assim, você deve ficar atento para a quantidade de água ingerida nos dias de invernos. Além de ter papel fundamental nas reações químicas do organismo, a água auxilia na regulação da temperatura corporal e elimina toxinas. Ou seja, mantém o corpo mais saudável.

2. Aumente o consumo de oleaginosas

Outros alimentos que ajudam a aumentar a imunidade são as oleaginosas. Fontes de nutrientes e proteínas vegetais, pistácios, nozes, amêndoa, castanha e amendoim são excelentes fontes de fibra. Além disso, dependem de vitaminas antioxidantes, minerais e fitoquímicos, substâncias que ajudam na prevenção de doenças como o cancro e o coração.

3. Use gengibre

Tal como o alho, o gengibre tem sido usado há muito tempo para melhorar os sintomas de gripe e constipação. O alimento contém gengibre, uma substância que regula o sistema imunológico do corpo, aumentando a imunidade. Com propriedades anti-inflamatórias, o gengibre contribui para limpar o muco das vias respiratórias, diminuindo assim a proliferação de vírus e bactérias. Da mesma forma, previne doenças cardíacas diminuindo a formação de coágulos sanguíneos.

4. Capriche no alho

O alho é uma planta comestível utilizada há séculos no combate a gripes, resfriados, dores e inflamações. Esse alimento ajuda a eliminar as substâncias tóxicas do corpo, além de reduzir os riscos de algumas doenças. Por esse motivo, capriche no uso do alho nas suas refeições durante o inverno.

5. Prefira frutas cítricas

As frutas cítricas, como acerola, abacaxi, laranja, caju e ameixa são aliadas do sistema imunológico. Fontes de vitamina C, as frutas devem ser consumidas diariamente, de modo a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico.

6. Coma vegetais escuros

Essenciais na maturação das células do sistema imunitário, os vegetais escuros ajudam na resistência às infeções. O ácido fólico, uma substância contida nestes alimentos, participa na formação das células responsáveis pela defesa do organismo. Durante o inverno, coloque no seu prato vegetais como brócolos, couve e espinafres.

7. Melhore o consumo de vitaminas e nutrientes

Para prevenir o aparecimento de doenças oportunistas, que acabam por incutir o corpo quando estamos com o sistema imunitário em baixo, é importante manter o consumo de vitaminas e nutrientes que aumentam a imunidade e melhoram o funcionamento do corpo. Os mais importantes são as vitaminas A, C, D e E, além do selénio e do zinco.

Para aumentar a imunidade no inverno é essencial ter uma dieta saudável e equilibrada, que pode ajudar o sistema imunitário no combate às infeções. No entanto, também é importante manter a regularidade nos exames preventivos. Assim, é possível avaliar se existe um défice de alguma substância importante, melhorando as possibilidades de substituição por indicação de um profissional.

Na Pharma Scalabis pode encontrar vários produtos para te ajudar a manter a imunidade enquanto o inverno se aproxima. Não se esqueça de conferir as nossas ofertas e siga o nosso blog e as nossas redes sociais para ficar a cargo das novidades! Se gostou deste conteúdo, também partilhe com quem possa estar interessado!

Partilhe:

Blog

Como amenizar o Aspeto de cansaço da Pele

Anti-Envelhecimento 25 de Novembro de 2021

Se estiver perto ou com mais de 30 anos, certamente olhou-se ao espelho e reparou que a sua pele apresentava sinais de cansaço. Estes sinais não são necessariamente causados pela passagem do tempo, ou seja, nem sempre são indícios de envelhecimento, e podem ter outras origens. Uma má noite de sono por causa da insónia, […]

Ler Mais
4 Sabonetes para 4 Tipos diferentes de Pele

4 Sabonetes para 4 Tipos diferentes de Pele

Cuidados 23 de Novembro de 2021

Lavar o rosto é um dos passos mais importantes dos cuidados com a pele. É responsável não só por remover impurezas da pele, mas também por equilibrar o Ph e controlar o óleo da derme, sendo essencial para um cutis bonito e saudável. A indústria da beleza e dos cosméticos é muito generosa no que […]

Ler Mais
4 Mitos sobre a Pele Negra

4 Mitos sobre a Pele Negra

Anti-Envelhecimento 21 de Novembro de 2021

Muita informação sobre cuidados com a pele circula na internet e é amplamente divulgada por pessoas influentes nas redes, mas é importante saber o que é verdade e o que é mito, de acordo com a medicina, para não correr riscos e ser capaz de cuidar da saúde da sua pele. Quer se trate de […]

Ler Mais