Como Praticar o Autocuidado durante a Quarentena?

Partilhe:
Como Praticar o Autocuidado durante a Quarentena?

Manter o autocuidado em quarentena é essencial para cuidar do bem-estar emocional e físico. Esta prática deve ser adotada por todos, uma vez que o isolamento social é uma nova experiência para todas as pessoas, o que mudou significativamente os modos de vida.

Ficar em casa a maior parte do tempo, manter distância dos entes queridos, não poder viajar para ver parentes ou sair de férias como antes, e ainda monitorizar a situação do país pelas notícias afetam a nossa saúde mental.

A adoção de métodos de autocuidado é essencial para aliviar os maus sentimentos deixados por esta situação atípica. Por isso, vamos ensinar-te a pôr este autocuidado à mão e fortalecer a tua saúde emocional! Veja:

1.  Evite o excesso de informação

Sabemos que, neste momento, com grandes mudanças à nossa volta, é muito importante manter-se atualizado e bem informado, mas é necessário equilibrar a quantidade de informação que tem consumido

Demasiada informação e o constante bombardeamento de notícias que não são muito acolhedoras gera medo e ansiedade. Por isso, não te culpes por desligares um pouco.

Temos de ter cuidado e selecionar a quantidade e a qualidade das notícias que consumimos durante o nosso dia, bem como a quantidade de tempo que gastamos nas redes sociais.

2.  Distraia-se

Que tal consumir informação de outra forma? Pode ser que a pilha de livros esteja apenas a crescer e nem te lembras quando podias parar para ler algumas páginas. Para aqueles que dizem sempre que não há tempo para ler, chegou a hora de retomar ou iniciar este hábito.

Outra opção são os filmes. Tenho a certeza que tens muitos títulos guardados na tua lista da Netflix sem nunca ter dado jogo, não tens? Já para não falar das instruções dos amigos. Que tal usar este momento para levar o atraso e zero esta lista? Você pode fazer uma sessão “Clássicos do cinema”, por exemplo, e melhorar o seu repertório e depois conversar com os seus amigos espetadores de cinema. O mesmo vale para as séries!

Finalmente, quer sejas um jogador ou não, existem também várias opções de jogo que podes explorar outros universos, conhecer outras pessoas e trabalhar como equipa para o mesmo objetivo… De qualquer forma, uma opção super divertida para distrair um pouco a sua mente ansiosa.

Apenas tenha cuidado para não exagerar! Seja qual for a forma como escolheres distrair-te, é fixe intercalar sempre com outras atividades.

3.  Reserve um momento do seu dia para cuidar de você

Se você tem apenas alguns minutos por dia, vale a pena praticar meditação, oração ou autorreflexão, um chá/café/chocolate quente ou apenas uma pausa para observar a natureza, mesmo um pequeno pedaço de céu e estrelas da janela do seu apartamento.

Considere preparar o lanche favorito e comer sozinho sem culpa; tome um banho um pouco mais longo, sentindo a água morna no seu corpo, lavando e massajando cada parte, observando conscientemente possíveis pontos de tensão. Em seguida, passe um creme hidratante, penteie o cabelo, vista-se calmamente, desfrutando de cada passo.

Que tal fazer uma atividade física por cerca de 30 minutos? Um trecho, uma lição online, descer e subir escadas ou dar um passeio rápido (sozinho e com uma máscara, claro).

Mas se tiver mais de uma hora por dia para estar sozinho consigo mesmo, considere começar ou retomar algum passatempo que lhe dê prazer: estude algum assunto que o fascina, leia aquele livro que está mesmo empoeirado na prateleira, assista a um filme ou série sozinho ou simplesmente desligue-o, avise todos e tire uma sesta.

Seja qual for a sua escolha e necessidade, sabes que pode contar sempre com a Pharma Scalabis para isto. Aqui pode encontrar vários produtos para ajudar nesse processo. Não se esqueça de conferir as nossas ofertas e siga o nosso blog e as nossas redes sociais para ficar a cargo das novidades! Se gostou deste conteúdo, também partilhe com quem possa estar interessado!

Partilhe:

Blog

Herpes Genital: Sintomas e Tratamento

Doenças, Higiene Íntima, Saúde Geral 19 de Abril de 2024

O herpes genital é uma infeção viral comum e recorrente, que pode ser gerida eficazmente com o conhecimento adequado e cuidados de saúde apropriados. Através deste artigo, exploraremos os sintomas mais comuns, métodos de tratamento disponíveis e abordaremos mitos comuns sobre esta condição. Sintomas e Reconhecimento O herpes genital manifesta-se geralmente por vesículas ou úlceras […]

Ler Mais

Cuidado Essencial: Mantenha as Suas Mãos Hidratadas

Hidratação da pele 18 de Abril de 2024

No mundo agitado de hoje, as nossas mãos enfrentam diariamente uma batalha contra agentes que causam secura e irritação. Seja pelo uso constante de desinfetantes, lavagem frequente ou simplesmente pela exposição a condições ambientais adversas, a pele das mãos pode rapidamente tornar-se áspera, seca e até mesmo gretada. Reconhecendo a importância de manter a saúde […]

Ler Mais

Cuidado Íntimo: O Guia Essencial Para a Mulher Moderna

Higiene Íntima, Saúde Geral 17 de Abril de 2024

No mundo atual, onde o ritmo acelerado da vida exige que estejamos sempre em movimento, é crucial não esquecermos de cuidar da nossa saúde e bem-estar, especialmente quando se trata de higiene íntima feminina. Com uma abordagem moderna e consciente, vamos explorar as melhores práticas e produtos que garantem não só a saúde, mas também […]

Ler Mais