Como Prevenir Estrias na Gravidez?

A grande maioria das mulheres desenvolvem estrias durante a gravidez. Apesar de serem cada vez mais aceites, estes pequenos “defeitos estéticos” ainda incomodam muitas mulheres. Alguns cuidados simples, como passar hidratantes diários ou óleos hidratantes, controlar o peso e fazer refeições frequentes e equilibradas, podem ajudar a prevenir o aparecimento de estrias ou, no mínimo, […]

Estrias 8 de Junho de 2021

Como Prevenir Estrias na Gravidez?

A grande maioria das mulheres desenvolvem estrias durante a gravidez. Apesar de serem cada vez mais aceites, estes pequenos “defeitos estéticos” ainda incomodam muitas mulheres.

Alguns cuidados simples, como passar hidratantes diários ou óleos hidratantes, controlar o peso e fazer refeições frequentes e equilibradas, podem ajudar a prevenir o aparecimento de estrias ou, no mínimo, reduzir a sua intensidade.

As estrias na pele são comuns durante a gravidez, especialmente nas regiões do peito, barriga e coxas e consistem em pequenas “linhas” que aparecem na pele rosada, que mais tarde tendem a ficar brancas.

As estrias são, na verdade, cicatrizes, que se formam quando a pele se estica rapidamente num curto espaço de tempo, devido ao aumento da barriga e dos seios.

Como surgem as estrias na gravidez?

As estrias formam-se com a degradação das fibras de elastina, responsáveis pela elasticidade e suporte da pele. Se houver um crescimento excessivo, surgem estrias.

Durante a gravidez, é comum que as marcas apareçam devido ao aumento excessivo de peso, à falta de hidratação em regiões mais suscetíveis a estrias, como mamas e barriga, e também à hereditariedade.

Para evitar o aparecimento de estrias na gravidez, é importante manter a hidratação até ao momento e todos os cuidados necessários devem começar a partir da notícia da gravidez. Existem hidratantes específicos para mulheres grávidas, com areias ativas e óleos naturais que ajudam a prevenir o aparecimento de estrias.

A alimentação controlada também é fundamental para não ganhar muito peso. É essencial que o ganho seja controlado e gradual, tendo muito cuidado no último trimestre, onde a atenção deve ser duplicada devido ao maior inchaço e crescimento da criança.

Para tentar evitar o aparecimento de estrias na gravidez, algumas dicas simples mas essenciais incluem:

1.   Use cremes e óleos hidratantes

Cremes hidratantes e óleos ricos em vitamina E são adequados para fornecer hidratação profunda à pele durante a gravidez, reduzindo as chances de aparecimento de estrias, aumentando a elasticidade da pele.

Uma boa opção que pode ser usada é o Bio-Oil, que é rico em vitamina E e deve ser aplicado a partir do quarto mês de gravidez em áreas propensas a estiramentos como os glúteos, coxas, abdómen e seios.

Além disso, beber diariamente muita água, aproximadamente 2 litros por dia, também é muito importante para manter a hidratação e a elasticidade adequada da pele.

2.   Massagens regulares na barriga

A massagem regular da barriga e dos seios também ajuda a evitar estrias, uma vez que ativa a circulação sanguínea nestas regiões, dando uma melhor elasticidade à pele.

É importante que estas massagens sejam feitas diariamente, especialmente em locais com maior tendência para o aparecimento de estrias como barriga, seios ou coxas. Assim, um bom conselho é fazer as massagens ao aplicar o creme ou óleo no corpo, por exemplo.

3.   Usar roupa íntima apropriada

Usar roupa interior apropriada que lhe permite segurar bem a barriga e ajudar a suportar os seus seios também ajuda a reduzir as chances de estrias. Além disso, o uso de roupas largas e de algodão também é importante, porque, como não apertam o corpo, facilitam a circulação sanguínea.

Na Pharma Scalabis pode encontrar vários produtos para ajudar nesse processo. Não se esqueça de conferir as nossas ofertas e siga o nosso blog e as nossas redes sociais para ficar a cargo das novidades! Se gostou deste conteúdo, também partilhe com quem possa estar interessado!

Blog

Cansaço

Olheiras: entenda os tipos e o que pode agravar o escurecimento

Olhos 17 de Junho de 2021

Seja castanho, avermelhado ou azulado: pode até culpar o cansaço, a falta de sono, o stress e a TPM pelas suas olheiras, mas a verdade é que estes são apenas fatores que agravam uma condição que já tem. As olheiras podem formar-se em qualquer fase da vida, em homens e mulheres e até mesmo crianças, […]

Ler Mais
Os principais cuidados com a pele durante a gravidez

Os principais cuidados com a pele durante a gravidez

Gravidez 16 de Junho de 2021

A pele pode apresentar manifestações relacionadas com o período de gravidez, sendo o mais comum o melasma e estrias. O período gestacional caracteriza-se por alterações hormonais e emocionais que tornam a mulher mais sensível, com uma maior propensão para reter fluidos, mais sensibilizados para alergias e comichão na pele. A acne geralmente melhora durante a […]

Ler Mais
Quais são os benefícios da água micelar para a sua pele?

Quais são os benefícios da água micelar para a sua pele?

Hidratação da pele 15 de Junho de 2021

É cada vez mais comum encontrar água micelar nas prateleiras das farmácias e lojas dermocosméticas. Se não tem ideia da utilidade deste produto, mas já está curioso para saber, não se preocupe. Está no lugar certo! Famosas pela função de limpar a pele, as soluções micelares são muito mais versáteis do que isso. Em geral, […]

Ler Mais