Como tratar a pele da mulher com menopausa?

As alterações hormonais que ocorrem durante a menopausa podem acelerar o processo de envelhecimento da pele. Por isso, é importante reforçar os cuidados e utilizar produtos nutritivos e reafirmantes. Existem alguns hábitos saudáveis que podem ajudar a cuidar da pele durante a menopausa para contrariar os efeitos que sofre devido a alterações hormonais. Embora os […]

Menopausa 9 de Junho de 2021

Como tratar a pele da mulher com menopausa?

As alterações hormonais que ocorrem durante a menopausa podem acelerar o processo de envelhecimento da pele. Por isso, é importante reforçar os cuidados e utilizar produtos nutritivos e reafirmantes. Existem alguns hábitos saudáveis que podem ajudar a cuidar da pele durante a menopausa para contrariar os efeitos que sofre devido a alterações hormonais. Embora os sinais de envelhecimento sejam inevitáveis nesta fase, alguns cuidados retardam o processo.

Embora existam produtos cosméticos profissionais que minimizam a presença de rugas, nenhum terá bons efeitos se outros cuidados não forem aplicados. O que mais deve ser tido em conta para cuidar da pele da menopausa? Partilhamos algumas dicas.

Dicas básicas para cuidar da pele da menopausa

Com a chegada da menopausa há muitas mudanças físicas e emocionais nas mulheres. Um dos mais odiados, sem dúvida, é o envelhecimento da pele. Devido à diminuição das hormonas femininas e do colagénio, nesta fase o aparecimento de rugas e manchas é acelerado.

Além disso, à medida que a elasticidade e a produção de óleos naturais também são reduzidas, também aparecem imperfeições relacionadas com a queda e secura excessiva. Como agir para minimizar estes efeitos?

1. Proteja a pele do sol

Embora a proteção solar seja essencial em qualquer idade, durante a menopausa é essencial para fortalecer os cuidados. Como os tecidos são mais fracos, a exposição direta ao sol não é conveniente sem primeiro usar um protetor solar de boa qualidade.

2. Aumentar o consumo de água

Os sinais de desidratação são mais evidentes durante a menopausa devido à redução dos óleos produzidos por alterações hormonais. Assim, para evitar que a pele seque ou seque, é essencial consumir cerca de dois litros de água por dia.

3. Adote uma dieta saudável

Muitas mulheres cometem o erro de seguir uma dieta de baixo teor calórico durante a menopausa por medo de ganhar peso. No entanto, longe de proporcionar qualquer benefício, estes planos podem afetar tanto a saúde como a beleza.

Para as deficiências nutricionais não afetam a beleza da pele, o melhor é optar por uma dieta saudável e equilibrada que contenha todos os grupos de nutrientes. Deve incluir proteínas, ácidos gordos e fontes antioxidantes.

4. Use produtos esfoliantes

O menos conveniente para a pele na menopausa é a acumulação excessiva de células mortas e impurezas na sua superfície. Como consequência, a oxigenação do tecido e o processo de regeneração celular podem ser difíceis.

Portanto, no caso da derme que permanece hidratada e macia, é melhor utilizar um produto esfoliante pelo menos duas vezes por semana. A sua aplicação remove todo o tipo de impurezas e, além disso, fornece um nutriente extra.

5. Evite o tabaco

Há muitas razões para evitar o tabaco quando se chega à menopausa. Na verdade, o ideal é deixá-lo muito cedo, não sofrer os efeitos das suas toxinas. Os cigarros são um dos piores inimigos da saúde da pele. O seu consumo aumenta a presença de rugas na pele e adiciona mais secura.

6. Aplique loções firmadoras

Atualmente existem muitas loções com propriedades de firmeza, o que pode ajudar a firmar a pele nas suas áreas mais sensíveis. Estes produtos, que podem ser profissionais ou naturais, impedem que as rugas se tornem evidenciadas e geradas em áreas como o rosto, pescoço e colo.

7. Use máscaras regularmente

Não é necessário investir grandes apostas de dinheiro em máscaras de mercado caras. Embora muitos sejam de boa qualidade, existem ingredientes naturais que proporcionam benefícios interessantes. O mais importante é que a sua utilização seja regular, pois são necessárias para reforçar este cuidado.

A sua aplicação hidrata os tecidos e ajuda a reduzir as pequenas agressões que influenciam o rápido aparecimento de rugas. Além disso, graças aos seus antioxidantes, gorduras e aminoácidos, são ideais para preservar a firmeza. Algumas opções recomendadas são:

  • Abacate, com óleo de vitamina E
  • Óleo de coco, com aloe vera
  • Banana, com mel de abelhas
  • Morangos, com iogurte natural
  • Azeite de oliva e aveia

Está preocupado em sofrer os efeitos da menopausa na sua pele? Como pode ver, há muito que pode ser feito. Siga todas estas recomendações na sua rotina de beleza e minimize as mudanças que ocorrem devido ao descontrolo hormonal.

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