Cutículas do cabelo abertas ou fechadas: como saber e como cuidar?

Partilhe:
Cutículas do cabelo abertas ou fechadas: como saber e como cuidar?

As cutículas do cabelo são os principais responsáveis pela saúde do fio: são a parte mais externa da fibra, e quando estão fechadas, o fio é saudável, macio e hidratado, uma vez que são os que regulam a entrada e saída de água da fibra.

Quando estão abertas, abrem espaço para o sol, o vento, poluição e processos químicos quebrarem e secarem o cabelo, deixando os fios completamente danificados. Mas como as cutículas são invisíveis a olho nu, sabe como identificar quando estão fechadas ou abertas? Faça o teste e descubra como contornar o problema!

Qual é a função das cutículas do cabelo?

Por ser a camada mais externa do fio, a cutícula atua como uma barreira protetora. Com ele, as outras camadas da fibra permanecem coesas, e os nutrientes necessários para a saúde do cabelo permanecem dentro do fio, garantindo que são preservados. É bastante resistente a agressões mecânicas e químicas, por isso é tão importante.

Cutículas do cabelo abertas ou fechadas: como saber e como cuidar?
Cutículas do cabelo abertas ou fechadas: como saber e como cuidar?

Cutículas do cabelo: abertas x fechadas

Ouvimos falar muito sobre abrir e fechar cutículas capilares, não ouvimos? Mas o que os faz fazer aquele movimento? Há dois fatores principais que influenciam isto: pH e temperatura. O pH alcalino (superior a 7) abre as cutículas e o pH ácido (menos de 7) fecha as cutículas. Temperaturas altas abrem cutículas e baixas temperaturas fecham cutículas.

Idealmente, as cutículas permanecem seladas e bem alinhadas, retendo nutrientes e mantendo a superfície do fio bem protegida e plana, o que melhora o reflexo da luz e dá mais brilho ao cabelo. No entanto, há casos em que é interessante abrir as cutículas.

Os champôs costumam fazer esta tarefa. Por serem mais alcalinas, abrem as cutículas e podem remover resíduos e sujidade do cabelo, e deixam os fios preparados para que os ativos dos tratamentos penetrem bem na fibra capilar.

O amaciador e/ou máscara de tratamento, que tendem a ser mais ácidos, deve então ser usado para selar as cutículas novamente e deixar o fio bem protegido e brilhante.

Confira os tipos de tratamentos em que você pode apostar para deixar as cutículas sempre seladas

Hidratações: as hidratações caseiras são queridas das mulheres quando o cabelo está ligeiramente danificado, porque os resultados podem ser vistos quase imediatamente quando o cabelo é opaco, por exemplo. A dica é usar máscaras para tratamentos de acordo com o seu tipo de cabelo ou aqueles que têm a ver com o porquê do seu cabelo estar aberto.

Cauterização: a cauterização também é chamada de fios de plástico, e é uma opção para recuperar cabelos extremamente danificados. Repousa queratina, vitaminas e proteínas perdidas, agindo no fio mais profundamente do que outros tipos de tratamentos.

Leave-in e óleo: estes 2 produtos são essenciais para fechar as cutículas do cabelo logo após a utilização do ferro plano e do secador, uma vez que o ar quente faz com que as camadas se abram automaticamente. Também é válido aplicá-los antes de sair de casa para proteger o cabelo da humidade.

Na Pharma Scalabis pode encontrar vários produtos que vão te ajudar a fechar as cutículas do cabelo e cuidar dele da melhor maneira possível. Não se esqueça de conferir as nossas ofertas e siga o nosso blog e as nossas redes sociais para ficar a cargo das novidades! Se gostou deste conteúdo, também partilhe com quem possa estar interessado!

Partilhe:

Blog

O Mistério do Espirro: Por que Espirramos?

Saúde Geral 20 de Maio de 2024

O ato de espirrar é uma parte comum, mas intrigante, do dia a dia humano. Apesar de ser uma reação quase automática e muitas vezes inconveniente, espirrar tem funções cruciais para a nossa saúde. Neste artigo, exploraremos os mecanismos por trás do espirro, as suas causas e como podemos lidar com eles, especialmente em contextos […]

Ler Mais

Como Manter o Cabelo Saudável e Brilhante no Inverno

Cabelo & Unhas, Saúde Geral 17 de Maio de 2024

O inverno pode ser um período desafiante para o cuidado do cabelo. Com o frio intenso e a exposição a ambientes fechados aquecidos, o seu cabelo pode tornar-se seco, quebradiço e desprovido de brilho. No entanto, com alguns cuidados específicos, é possível manter o seu cabelo saudável e vibrante durante toda a estação. Aqui estão […]

Ler Mais