Manchas no corpo na pele madura: o que são? Quais são as causas?

Partilhe:
Manchas no corpo na pele madura: o que são? Quais são as causas?

O aparecimento de manchas na pele é um problema que atinge todas as idades. No entanto, a acumulação de danos, como a radiação solar, a poluição e o próprio envelhecimento, com o tempo pode refletir sobre as marcas senil – as manchas escuras no corpo que aparecem após os 40 anos. Mas onde costumam aparecer? É possível evitá-los? Como aliviar estas manchas? Para esclarecer estas e outras questões, criámos aqui algumas informações que precisa de saber. Compreenda!

Características e sintomas: o que são manchas senis?

De acordo com o médico, as manchas senis são caracterizadas pelo aparecimento de marcas escuras (mais castanhas) nas mãos, braços, rosto e pescoço, geralmente após 40 anos de idade. São causados pela hiperpigmentação da pele, ou seja, quando a melanina, um pigmento natural que confere a coloração mais escura, é produzida em excesso.

Muito além da idade: compreender as causas das manchas senis

As manchas senis podem causar envelhecimento, problemas hormonais e, principalmente, exposição aos raios UV. Mesmo manchas senis tendem a ser mais escuras nas pessoas que estiveram muito expostas ao sol durante a sua vida – sem a proteção certa do protetor solar. Assim, os danos acabam por afetar as áreas em maior evidência do corpo, como mãos, braços, colo e rosto.

Como podemos aliviar estas manchas na pele?

O tratamento de manchas senis pode ser feito através do uso tópico da dermocosmética e através da realização de alguns procedimentos dermatológicos. Em casa, o tratamento pode contar com a aplicação de cremes de branqueamento com base em ácido retinóico ou ácido glicólico, vitamina C, entre outros. No escritório, as cascas de branqueamento, diferentes tipos de lasers e microneedling são as terapias mais indicadas. Este cuidado normaliza a cor da pele através da renovação celular.

Manchas no corpo na pele madura: o que são? Quais são as causas?
Manchas no corpo na pele madura: o que são? Quais são as causas?

Quais cuidados diários devo ter com a pele madura?

Se tem a pele madura, já deve saber a importância de ter uma rotina de cuidados diários. Se ainda não o fez, eis o que não pode perder:

Limpe a sua pele

O rosto acumula muitas impurezas durante o dia. Retire sempre a maquilhagem com solução micelar e lave o rosto com sabão adequado para a pele madura. Este procedimento ajuda a remover resíduos que podem deixar a pele frágil.

Use antioxidantes

Os antioxidantes estimulam a produção de colagénio, substância sintetizada pelo corpo que dá firmeza e viço à pele. Aposte em produtos e alimentos ricos em vitaminas C e E, eles ajudarão a trazer mais luminosidade e hidratação ao seu rosto.

Hidratar o rosto

Como a pele madura é naturalmente mais seca, precisa de hidratação diária com creme ou loção que ajuda na nutrição das células e facilita o desgaste da região. Este procedimento ajuda a diminuir a flacidez e a secura.

Protetor solar

É impossível falar de cuidados de pele maduros e não citar protetor solar. A pele exposta ao sol é mais vulnerável a agressões de radiação, tornando-se mais propícia a sinais de envelhecimento como rugas, manchas e flacidez.

Na Pharma Scalabis pode encontrar vários produtos para cuidar da pele madura. Não se esqueça de conferir as nossas ofertas e siga o nosso blog e as nossas redes sociais para ficar a cargo das novidades! Se gostou deste conteúdo, também partilhe com quem possa estar interessado!

Partilhe:

Blog

Melatonina: A Chave para Noites Tranquilas e Revigorantes

Saúde Geral, Sono 29 de Fevereiro de 2024

No mundo agitado em que vivemos, uma noite de sono reparador tornou-se um tesouro valioso. Distúrbios do sono afetam milhões de pessoas, comprometendo não só a saúde física, mas também a mental. É aqui que entra em cena a melatonina, frequentemente apelidada de “hormona do sono”. Mas o que realmente sabemos sobre ela? Como pode […]

Ler Mais

Prebióticos e Probióticos: O Segredo Para Uma Saúde Intestinal Imbatível!

Saúde Geral 27 de Fevereiro de 2024

Na PharmaScalabis, compreendemos a importância de manter um sistema digestivo saudável para o bem-estar geral do corpo. É por isso que hoje vamos explorar os maravilhosos mundos dos prebióticos e probióticos, os seus benefícios impressionantes para a saúde intestinal e como podem transformar a sua qualidade de vida. Mergulhe connosco nesta jornada de descoberta e […]

Ler Mais