Melasma, sardas, melanoma: 5 tipos de manchas que podem surgir com a exposição solar

Partilhe:
Melasma, sardas, melanoma: 5 tipos de manchas que podem surgir com a exposição solar

Há uma manchinha na sua pele e não faz ideia do que é ou como surgiu? Não penses nisso! As manchas no rosto são mais comuns do que pensamos e podem ser causadas por vários fatores, tais como herança genética, exposição solar intensa ou alterações hormonais.

Ao contrário do que muitos imaginam, as manchas não aparecem quando nascemos, mas sim ao longo dos anos. Por exemplo, melanoses aparecem após anos devido à exposição solar.

Em suma, na maioria dos casos, as manchas surgem devido a influências de hábitos negativos escolhidos pela pessoa, o que fará toda a diferença no desenvolvimento ou não de manchas na pele.

Vale a pena lembrar que antes de qualquer tratamento é preciso um diagnóstico preciso para saber que tipo é a mancha.

1. Melasma

As manchas de melasma geralmente aparecem após a gravidez ou durante o uso de comprimidos contracetivos, mas a exposição solar também é outra razão para estas imperfeições. As marcas formam-se mais provavelmente nas maçãs do rosto e na testa. Por outro lado, também aparecem no colo, nas costas e nos braços, mas apenas em casos raros.

2. Sardas

As sardas são consideradas um verdadeiro encanto para algumas pessoas. Estes pequenos pontos geralmente aparecem naqueles que têm predisposição genética e sensibilidade ao sol. Podem aparecer em coloração avermelhada ou castanha clara em pessoas de pele clara e ruiva.

3. Melanoma

O melanoma é o tipo mais agressivo de cancro da pele, que pode surgir de novas manchas ou que estão no corpo há muito tempo, e podem mudar as suas características. É uma mancha superficial na pele, que pode exibir mais do que uma cor ou ser assimétrica. Outro tipo é o nodular, que tem cor azul-preto, azul-vermelho ou até não ter cor – seja amelanótico.

4. Melanose

A melanose é definida como marcas escuras que aparecem na pele devido à acumulação de danos solares ao longo dos anos. Podem aparecer em todo o corpo, incluindo nas regiões mais expostas: pescoço, braços, rosto e mãos são locais muito habituais para o aparecimento destes pontos, que se manifestam a partir dos 40 ou 50 anos de idade.

5. Fitofotodermatose (mancha de limão)

Esta mancha é formada através de uma queimadura causada pela reação do componente químico do limão quando entra em contacto com a radiação solar. Quando manipulamos esta fruta, muitas vezes não serve apenas lavar as mãos ou a pele para remover o sumo da fruta, é preciso usar protetor solar para não queimar a região.

Na Pharma Scalabis pode encontrar vários produtos para aclarar manchas e proteger sua pele dos demais danos causados pelo sol. Não se esqueça de conferir as nossas ofertas e siga o nosso blog e as nossas redes sociais para ficar a cargo das novidades! Se gostou deste conteúdo, também partilhe com quem possa estar interessado!

Partilhe:

Blog

Melatonina: A Chave para Noites Tranquilas e Revigorantes

Saúde Geral, Sono 29 de Fevereiro de 2024

No mundo agitado em que vivemos, uma noite de sono reparador tornou-se um tesouro valioso. Distúrbios do sono afetam milhões de pessoas, comprometendo não só a saúde física, mas também a mental. É aqui que entra em cena a melatonina, frequentemente apelidada de “hormona do sono”. Mas o que realmente sabemos sobre ela? Como pode […]

Ler Mais

Prebióticos e Probióticos: O Segredo Para Uma Saúde Intestinal Imbatível!

Saúde Geral 27 de Fevereiro de 2024

Na PharmaScalabis, compreendemos a importância de manter um sistema digestivo saudável para o bem-estar geral do corpo. É por isso que hoje vamos explorar os maravilhosos mundos dos prebióticos e probióticos, os seus benefícios impressionantes para a saúde intestinal e como podem transformar a sua qualidade de vida. Mergulhe connosco nesta jornada de descoberta e […]

Ler Mais