O que é a renovação celular e por que é tão importante?

Partilhe:
O que é a renovação celular e por que é tão importante?

Ao longo dos anos, muita coisa na nossa pele muda: a produção de ácido hialurónico e colagénio, por exemplo, está a diminuir, assim como o ritmo de renovação celular da nossa pele.

À medida que envelhecemos, fica mais lento e lento. E os resultados são visíveis aos olhos nus: a textura da nossa pele fica mais irregular, a nossa pele está a tornar-se sem vida, opaca… A boa notícia é que podemos ajudar os nossos corpos nisto. Não podemos: devemos!

Mas o que é renovação celular?

A nossa pele é composta por camadas e trabalhos de renovação celular da seguinte forma: num processo que dura cerca de 30 dias, uma célula “nasce” na camada mais profunda da epiderme e é transportada para a camada mais superficial, composta por subestratos de células mortas que se descascam. É também aqui que os poros estão localizados. Lá, ela chega sem vida (células mortas, já ouviste?).

Com o aparecimento de novas células, as anteriores, já mortas, estão a ser descartadas, mas como já demos ao spoiler, este ritmo está a diminuir ao longo dos anos, naturalmente. Há também fatores externos que atacam todo este ritmo.

E quando este ritmo é alterado, a sua pele não está a fazer a sua troca natural, o que muda, por exemplo, o brilho da sua pele, o reflexo da luz que se foca nela. É neste ponto que você deve recuperar essa troca também, deixar cair estas células e facilitar esta renovação. E ao fazer isso, normaliza-se a quantidade de água que fica na pele também.

Por que a renovação celular é tão importante?

Porque isto tem tudo a ver com manter a pele saudável! À medida que a taxa de renovação celular diminui, a nossa pele perde completamente o viço. Quando há uma acumulação destas células mortas, a pele torna-se opaca e sem vitalidade. Se não estimularmos esta renovação, a pele perde a sua força e não se apresenta na sua “melhor forma”.

Como estimular a renovação celular da sua pele

É aqui que entra a esfoliação: limpará os poros e eliminará as células mortas. A solução é fácil de entender: pele livre = melhor absorção de produtos. Pele obstruída = baixa absorção de ativos. Uma pele com a sua renovação durante o dia é uma pele viçosa, sem poros entupidos.

Esta esfoliação, além disso, não precisa de ser visível: pode ser feita com ácidos que agem sem descascar a pele para os olhos nus. Os ácidos limpam a camada de células mortas e estimulam a renovação da pele. Entre os ácidos mais adorados quando se trata de esfoliação e renovação celular está o ácido glicólico (que também estimula a síntese de colagénio).

Parte do grupo alfahidroxyacid (AHAs), o ácido glicólico ajuda nesse “cimento celular” da nossa pele. É capaz de soltar uma estrutura que cola uma célula à outra e assim, a renovação celular volta a ocorrer uniformemente.

Incluem também a lista de ácidos esfoliantes que ajudam nesta renovação celular de ácido láctico, málico e salicólicos, bem como produtos baseados no chamado retinol-like, derivados de Psoralea corylifolia, Bidens Pilosa Extract ou Linum Usitatissimum. Têm as mesmas propriedades que o retinol e a pesquisa indica que são mais suaves para a pele.

Na Pharma Scalabis pode encontrar vários produtos para ajudar a fazer a renovação celular. Não se esqueça de conferir as nossas ofertas e siga o nosso blog e as nossas redes sociais para ficar a cargo das novidades! Se gostou deste conteúdo, também partilhe com quem possa estar interessado!

Partilhe:

Blog

É possível suavizar estrias?

É possível suavizar estrias?

Estrias 19 de Junho de 2021

Apesar de ser uma marca considerada comum para muitas mulheres, há algumas pessoas que ainda veem as estrias como um grande incómodo estético no corpo. Estes pequeninos são muito comuns no período da puberdade, quando há um crescimento e uma bomba hormonal responsável pelo desenvolvimento de mamas e a acumulação de gordura nas ancas, glúteos, […]

Ler Mais
Cansaço

Olheiras: entenda os tipos e o que pode agravar o escurecimento

Olhos 17 de Junho de 2021

Seja castanho, avermelhado ou azulado: pode até culpar o cansaço, a falta de sono, o stress e a TPM pelas suas olheiras, mas a verdade é que estes são apenas fatores que agravam uma condição que já tem. As olheiras podem formar-se em qualquer fase da vida, em homens e mulheres e até mesmo crianças, […]

Ler Mais