Vitamina C pura ou derivada: qual a melhor opção?

Partilhe:
Vitamina C pura ou derivada: qual  a melhor opção?

A vitamina C é um nutriente essencial para a saúde da pele! Ajuda a proteger contra os danos dos raios UV, melhora a produção de colagénio e reduz a aparência de manchas e rugas.

Todavia, existem diferentes tipos de vitamina C disponíveis, com vantagens e desvantagens próprias.

A vitamina C pura é conhecida por ser altamente eficaz. Ainda assim, pode ser menos estável do que as formas derivadas. Geralmente, encontramo-la na forma de ácido ascórbico, uma forma altamente concentrada e poderosa de vitamina C, embora mais instável e sensível à luz e calor.

Significa isso que é importante armazená-la corretamente e usá-la de imediato à abertura do frasco.

É preciso utilizar a Vitamina C pura com prudência, já que pode irritar a pele sensível ou seca.

Por outro lado, a vitamina C derivada, além de mais estável, é menos agressiva do que a forma pura. Encontramo-la no éster, ascorbato de sódio ou ascorbato de magnésio. É menos propensa à deterioração e de provocar irritabilidade. Contudo, podem ser menos eficazes do que a vitamina C pura.

Em resumo, a escolha entre vitamina C pura ou derivada depende das necessidades individuais da sua pele. A vitamina C pura é amiga da eficácia, a forma derivada, por sua vez, a escolha mais tolerável e segura.

Daí advém a importância de consultar um dermatologista antes de decidir por qualquer produto.

Partilhe:

Blog

Como Manter o Cabelo Saudável e Brilhante no Inverno

Cabelo & Unhas, Saúde Geral 17 de Maio de 2024

O inverno pode ser um período desafiante para o cuidado do cabelo. Com o frio intenso e a exposição a ambientes fechados aquecidos, o seu cabelo pode tornar-se seco, quebradiço e desprovido de brilho. No entanto, com alguns cuidados específicos, é possível manter o seu cabelo saudável e vibrante durante toda a estação. Aqui estão […]

Ler Mais

As Mudanças Hormonais ao Longo do Ciclo Menstrual

Saúde Geral 15 de Maio de 2024

O ciclo menstrual é uma parte integrante da vida reprodutiva das mulheres, marcado por alterações hormonais significativas que preparam o corpo para uma possível gravidez. Neste artigo, exploraremos as diversas fases do ciclo menstrual, as mudanças hormonais que ocorrem em cada uma e como essas alterações podem afetar o bem-estar geral. Fases do Ciclo Menstrual […]

Ler Mais