Protetor Solar para Cada Tipo de Pele

Com a chegada do Verão, os dias tornam-se mais longos e repletos de sol! Queremos férias, sejam elas na praia, na cidade ou no campo, a descansar ou a passear. No entanto, existe algo comum em todos estes cenários – a exposição da nossa pele – e há um cuidado que não deve esquecer enquanto desfruta dos […]

Protetores Solares 2 de Agosto de 2017

Protetor Solar para Cada Tipo de Pele

Com a chegada do Verão, os dias tornam-se mais longos e repletos de sol! Queremos férias, sejam elas na praia, na cidade ou no campo, a descansar ou a passear. No entanto, existe algo comum em todos estes cenários – a exposição da nossa pele – e há um cuidado que não deve esquecer enquanto desfruta dos melhores momentos do ano: o uso de protetor solar. Com certeza já ouviu falar nos malefícios da exposição ao sol nas horas em que este se encontra mais alto. Assim como sobre raios UVA e UVB. Estes raios não afetam só quem se passeia perto do mar, e é importante sublinhar que com o aumento da altitude, estes são mais fortes e mais nocivos. Explicamos em seguida a diferença entre os dois tipos de radiação e dar-lhe-emos as melhores soluções para que se proteja, tendo em conta o seu tipo de pele.

Os raios Ultravioleta A

Os raios UVA são raios mais longos que passam através das nuvens e vidros. Estes são os responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, do qual resultam as rugas. Estes raios estão também na origem de carcinomas Basocelulares e Espinocelulares (dois tipos de cancro que se manifestam na pele respetivamente sob forma de lesões que não cicatrizam e crostas escamosas). Assim como o surgimento de Melanomas (que se desenvolvem sob a forma de sinais irregulares na pele).

Os raios Ultravioleta B

Os raios UVB são raios mais curtos que não passam através de vidro. Estão mais ligados às queimaduras solares, pois afetam a camada superior da derme e toda a epiderme. São os maiores responsáveis  pelos Melanomas e doenças cancerígenas ligadas à pele, pois causam danos foto-químicos no ADN das células.

Apesar de os raios UVA não serem tão agressivos quanto os UVB, estes existem em maior quantidade. É extremamente importante que haja proteção adequada para ambos. Não se esqueça que as peles mais claras são sempre as mais prejudicadas pela falta de proteção correta. Não obstante, as peles morenas não são imunes aos malefícios do sol!

Descubra qual o protetor solar mais indicado para o seu tipo de pele

As pessoas com peles mais claras devem utilizar um protetor solar mais forte, com SPF 50+ em todo o corpo. Este tipo de protetor é indicado também para proteger sinais, cicatrizes e tatuagens. E é o aconselhado para defender a pele do rosto, seja qual for o seu tom de pele. Não se esqueça que as peles morenas têm tendência a ganhar manchas escuras que vão aumentando de tamanho com a exposição solar. Este tipo de proteção impede o aparecimento e a expansão destas manchas.

É aconselhada a utilização de protetor solar com SPF 30 nos casos de peles mais escuras, mais tolerantes à exposição solar. Tanto nos protetores de largo espectro como nos de nível protetor mais baixo há um leque de escolhas muito variado. Este vai desde texturas mais pesadas como o típico creme (indicado para peles secas) até sprays secos e brumas. Pode optar por uma proteção compacta e colorida ou por um protetor antialérgico para peles sensíveis. Tem também uma solução leve para peles acneicas e oleosas, entre outras. Lembramos-lhe que não deve esquecer a proteção dos seus lábios, utilizando um batom com proteção média/elevada.

Esqueça os velhos tempos em que para se estar protegido do sol se tinha de parecer um boneco de neve! Com tentas soluções, apenas tem de escolher a que mais se indica ao seu tipo de pele e ao seu gosto. Porque para além da proteção devemos sempre procurar produtos que nos façam sentir confortáveis.

Últimos Conselhos

Por fim mas não menos importante: não se esqueça de reaplicar o seu protetor solar de 2 em duas horas (este é o período máximo aconselhado), ou com mais frequência, caso se molhe ou haja períodos de maior transpiração (consulte a informação do protetor que escolheu, alguns são mais resistentes à água do que outros). Aconselhamos o uso de chapéu e óculos de sol com filtro UV, pois tal como a sua pele, os seus olhos absorvem raios UVA e UVB, que podem causar cataratas e outro tipo de lesões (sendo que algumas podem levar à cegueira).

É importante sublinhar que usar óculos sem filtro UV é ainda mais nocivo do que não utilizar óculos de sol. A lente escura faz com que a retina esteja “descontraída” e a pupila se mantenha dilatada e por isso uma maior quantidade de raios entre no olho. Por último, não se esqueça de beber muita água para manter os níveis de hidratação equilibrados e desfrute desta estação que nos torna sempre mais felizes!

Blog

Como prevenir a queda de cabelo

Como prevenir a queda de cabelo

Tratamento Queda Cabelo 19 de Outubro de 2017

A queda de cabelo sazonal ocorre durante todo o ano, mas é no outono que este fenómeno atinge a maioria das mulheres. Fique a conhecer os hábitos que ajudam a prevenir a perda de cabelo e alguns dos tratamentos que existem para fortalecer os fios e o couro cabeludo.

Ler Mais
Amamentação Materna: Mitos e Verdades

Amamentação Materna: Mitos e verdades

Bebé e Mamã, Gravidez 2 de Outubro de 2017

O leite materno é o melhor alimento que se pode oferecer a um recém-nascido, uma vez que contém os nutrientes e sais minerais que este precisa para o seu desenvolvimento. Não é por acaso que o fator que mais contribui para a redução da mortalidade infantil é a amamentação materna. No entanto, ainda continuam a surgir […]

Ler Mais
Colagénio: a proteína do momento

Colagénio – A proteína do momento

Anti-Envelhecimento, Hidratação da pele, Suplementos, Tratamento Queda Cabelo 2 de Outubro de 2017

O colagénio é uma proteína fibrosa naturalmente produzida pelo nosso organismo que constitui os ossos, as cartilagens e a pele. Esta também pode ser encontrada em alimentos como a carne e a gelatina, produtos de cosmética e suplementos alimentares. O colagénio é essencialmente conhecido por ser o principal responsável pela firmeza e elasticidade da pele. […]

Ler Mais